As mudanças de comportamento correm mais rápido que as estatísticas. Sempre que uma pesquisa aponta um novo resultado, surpreendentemente parecido com o que se vê nas ruas, é indício que um novo estilo de vida tornou-se inescapável. O mais recente movimento a ser flagrado pelas enquetes é a vaidade masculina. O Ibope ouviu 5.312 homens e verificou que, em 2004, 68% deles usam perfumes ? em 2001, eram 66%. Outros 35% dizem utilizar com freqüência cremes para as mãos e o corpo ? há três anos, eram 30%. São dados que confirmam uma pequena revolução masculina.

 

O ambiente mudou, embora ainda não seja tão liberal e saudável como nos Estados Unidos ou na Europa. Mas há algo de novo no País. ?Hoje 25% dos meus pacientes são homens?, diz o dermatologista e cosmiatra Otávio Macedo, de São Paulo. É um movimento que provoca saltos na economia. A oferta de produtos de beleza feito sob encomenda para o público masculino é grande. Marcas como L?Oreal, Nívea, Lancôme, Clinique e Anna Pegova, tradicionalmente femininas, já aparecem nas prateleiras dos homens. Não há, ainda, cifras que dividam a venda de produtos por gênero de sexo, mas as cifras indicam o fenômeno. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, de 1998 a 2003 os cremes pós-barba tiveram um salto no consumo de 200%. Faturavam R$ 26,4 milhões há seis anos e hoje respondem por R$ 79,3 milhões.

Deu-se uma outra explosão também em clínicas e spas. O paulista Rodrigo Ustulin, de 31 anos, gerente de contas da Vivo, é cliente fiel da S/A Barbearia, inaugurada em novembro de 2003 em São Paulo. ?Foi ótimo deixar de ir ao cabeleireiro, onde só se escuta fofocas de mulheres?, diz Ustulin, com o atávico e leve tom machista. ?Agora faço minhas unhas e corto meu cabelo em um ambiente em que me sinto bem?. Ustulin, apontam os dados de uma pesquisa feita pelo médico Macedo, foi um dos 30% de homens a procurar clínicas de estética por conta própria ? os 70% restantes são estimulados pelas mulheres. O empresário Leo Benatti é deste segundo grupo. Sua mulher freqüentava o Essential Spa, em São Paulo, e gostou tanto que lhe deu de presente 10 sessões de tratamento estético. ?Vou religiosamente todas as segundas-feiras?, diz Benatti. Além de fazer tratamentos com argila-hidratante e massagens, ele também tira um tempo para relaxar. ?É um espaço para você se tornar mais feliz consigo mesmo?, resume Benatti.