10/01/2022 - 21:13
Você já pensou em tirar um documento oficial de identificação para o seu pet? Em São Paulo, é obrigatório, para animais de estimação com mais de 3 meses, pela Lei 13.131/01, que os donos de cachorros e gatos domésticos tenham um Registro Geral do Animal (RGA).
O documento é uma espécie de RG para pets e pode ser solicitado gratuitamente pela Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap). Antes, esse documento era físico. Entretanto, desde novembro de 2021, passou a ter uma versão totalmente digital.
+ Cachorros podem distinguir língua espanhola da húngara, aponta estudo
A Prefeitura de São Paulo repaginou o documento para deixá-lo mais atrativo, a fim de chamar a atenção para que os donos de cães e gatos tirem a identificação oficial dos pets no município.
Como o documento, timbrado e numerado, possui, além dos dados do animal, os dados do tutor, é preciso, na hora de efetuar o cadastro, anexar um documento com os seus dados, contendo foto, RG, CPF, além de comprovante de residência atualizado e ter idade superior a 18 anos.
Em relação aos dados do animal, é preciso ter em mãos uma foto do cachorro ou do gato e um comprovante de vacinação contra a raiva de seu pet.
Para efetuar a solicitação, basta acessar o link ao final desta nota e clicar em “Animais”. Depois disso, haverá uma área com o nome “Registro Geral do Animal (RGA)”.
Além do documento digital, os tutores podem retirar uma plaquinha de identificação para colocar na coleira do pet, em uma das praças de atendimento indicadas no site da SP156, contendo o contato da secretaria e o número de registro do animal. Atualmente, são pouco mais de 2 milhões de animais com RGA em São Paulo.
Para solicitar o RG para o seu pet acesse o link a seguir: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos.