22/10/2025 - 17:39
De olho no crescimento vertiginoso do mercado de fundos de índice no Brasil, a Rio Bravo e a Investo criaram um novo ETF voltado para investidores pessoa física com foco em ‘empresas sólidas’. O fundo de índice, chamado de Qualidade Brazil (QLBR11), possui 33 empresas no portfólio, as que a gestora classifica como as dotadas de histórico de liquidez consistente, boa rentabilidade, controle de endividamento e valuation considerado atrativo.
+Marcelo Pimentel renuncia ao comando do GPA, em meio a mudanças no comando
A Investo – uma das principais casas voltadas à criação de ETFs – filtrou, em conjunto com a Rio Bravo, as companhias com os ‘fundamentos mais sólidos’ dentre as mais de 400 listadas em bolsa, elaborando o índice MarketVector Brazil Multifactor Quality Index, que então serve como base para o fundo QLBR11.
O produto foi desenhado visando atender investidores que tem priorizado métricas transparentes e processos mais claros de seleção de ativos, segundo as duas casas.
A Rio Bravo avalia que com o avanço dos ETFs e a criação de produtos com base em índices temáticos e metodológicos, esse tipo de estrutura tende a ganhar relevância não apenas como opção de diversificação, mas também como referência para práticas mais técnicas de gestão no mercado financeiro brasileiro.
As maiores posições do novo ETF da Rio Bravo e da Investo incluem Sabesp, ISA Energia e XP:
- Sabesp
- BB Seguridade
- Itaúsa
- XP Inc
- PRIO
- BRF
- CPFL Energia
- ISA Energia
- Cyrela
- Bradespar
Evandro Buccini, sócio e diretor de crédito da Rio Bravo, explica que a proposta do fundo é traduzir a metodologia de análise da gestora em parâmetros mensuráveis.
“A Rio Bravo tem uma tradição sólida em crédito e fundos imobiliários, mas já atuamos com renda variável há mais de 20 anos. O ETF de ações de qualidade vai permitir que o investidor se exponha a companhias brasileiras selecionadas a partir de critérios objetivos e consistentes. É uma forma de investir na Bolsa com a segurança de contar com uma curadoria técnica que privilegia empresas robustas e bem posicionadas”, afirma.
Para o CEO da Investo, Cauê Mançanares, a parceria permite que mais investidores contem com um ativo que combina critérios rigorosos de seleção, diversificação e exposição a empresas de alta qualidade, oferecendo maior estabilidade e consistência a longo prazo.

Lançamento vem em meio à crescente do mercado de ETFs
A chega do novo produto na prateleira das corretoras vem em uma fase de expansão consistente no mercado de fundos de índice.
Em um ano surgiram 23 novos ETFs, o que elevou o número total de produtos negociados na B3 para 127. Nesse mesmo período, a entrada líquida de recursos somou cerca de R$ 5,8 bilhões, colocando os ETFs logo atrás dos fundos de renda fixa em captação.
O aumento também aparece na base de investidores: já são mais de 1,1 milhão de contas de pessoas físicas com posições em ETFs, crescimento próximo de 30% em doze meses. Dentro desse grupo, cerca de 236 mil pertencem a investidores de varejo e de alta renda, mostrando que os fundos de índice se consolidaram como um instrumento de diversificação amplamente utilizado.
