Rios de lava emitidos pelo vulcão Mauna Loa, na Ilha Grande do arquipélago do Havaí, nos Estados Unidos, aproximavam-se, nesta sexta-feira (2), de uma das principais rodovias locais, informaram as autoridades.

O maior vulcão ativo do mundo entrou em erupção na noite de domingo, depois de uma pausa de quase 40 anos. Durante a semana, fontes de lava e rochas fundidas de até 60 metros de altura emanaram de seu cume.

+Brasil perde para Camarões e internet não perdoa

Os rios de lava provenientes da terceira fissura da grande cratera alcançaram uma velocidade de até 40 metros por hora no último dia, informou nesta sexta-feira o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), antes de diminuir o ritmo do avanço.

Em seu boletim mais recente, as autoridades detalharam que a lava estava a 5,2 quilômetros da importante autopista Daniel K. Inouye (Saddle Road) e que, de acordo com o observado nas últimas horas, o rio de lava deve alcançar esta via de trânsito em uma semana.

“Contudo, há muitas variáveis em jogo e tanto a direção como o tempo de avanço do fluxo são fluidos, e espera-se que mudem em períodos de horas para dias”, esclareceram.

O USGS destacou que a terceira fissura é a que emana maiores fluxos de lava, enquanto as duas primeiras alimentam os rios ladeira abaixo. A quarta fissura emana fluxos deste material incandescente que se deslocam para o nordeste.

Por ora, nenhuma propriedade está ameaçada pelo fenômeno natural, ressaltou o USGS.

“Nosso monitoramento sísmico detecta tremores na localização das fissuras atualmente ativas. Isso indica que o magma continua sendo abastecido e é provável que a atividade continue enquanto este sinal estiver presente”, acrescentou o USGS.

As autoridades advertem que os ventos podem arrastar colina abaixo gases vulcânicos, cinzas finas e fibras de vidro basáltico conhecidas como cabelos de Pele, em alusão à deusa havaiana dos vulcões e do fogo.

Estes fios, que podem chegar a medir até dois metros, são formados quando os novelos de lava esfriam rapidamente no ar. Eles podem ser bastante afiados e representam um perigo com potencial de causar ferimentos nos olhos e na pele.

Mauna Loa é o maior vulcão da Terra em volume. Seu nome significa “montanha grande” e ele cobre metade da Ilha Grande, sendo maior que as outras ilhas do Havaí somadas.

 

Os flancos submarinos do vulcão se estendem ao longo de vários quilômetros até o leito oceânico que, por sua vez, está deprimido pela enorme massa do Mauna Loa, o que faz com que seu cume esteja a cerca de 17 quilômetros acima de sua base, segundo o USGS.

Um dos seis vulcões ativos do arquipélago do Havaí, o Mauna Loa entrou em erupção 33 vezes desde 1843, segundo o USGS.

A erupção mais recente, em 1984, durou 22 dias e produziu fluxos de lava que chegaram a cerca de sete quilômetros de Hilo, uma cidade onde atualmente vivem cerca de 44 mil pessoas.