A empresa de criptografia Ripple Labs planeja emitir uma stablecoin indexada ao dólar americano este ano. As stablecoins são criptomoedas que replicam e acompanham o valor de ativos reais.

O token será 100% garantido por depósitos em dólares americanos, títulos do Tesouro dos EUA de curto prazo e outros equivalentes em dinheiro, disse a Ripple nesta quinta-feira.

Esses ativos de reserva serão auditados por uma empresa de contabilidade terceirizada ainda não divulgada, e a Ripple publicará atestados mensais, informou a companhia. Os atestados mostrarão um retrato das reservas e passivos de stablecoins.

A stablecoin estará inicialmente disponível nas blockchains XRP Ledger e Ethereum.

A Comissão de Valores Mobiliários (SEC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos pediu recentemente a um juiz de Nova York que impusesse uma multa de quase US$ 2 bilhões contra a Ripple por violar as leis de proteção ao investidor.

Não há precedentes para esse tipo de multa, especialmente em um caso em que não há prejuízo para o investidor, disse o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, em entrevista. Ele disse que casos semelhantes, geralmente, resultam em multas de milhões, não bilhões.