09/11/2011 - 21:00
Caminhos errados
Alunos da USP enfrentaram a Polícia Militar (PM), de São Paulo, quando os policiais, no cumprimento de sua missão, prenderam três estudantes que preparavam cigarros de maconha. Portar maconha é contra a lei. Os alunos apedrejaram carros e invadiram a reitoria, exigindo que a USP impeça a PM de fazer a segurança no campus. É lamentável essa inversão de valores e o flagrante desrespeito à lei e à ordem. Se alguns jovens querem liberdade para essa prática, que lutem, então, para mudar a Constituição do Brasil. Enquanto a lei não mudar, agredir a polícia é o pior caminho.
1 – Acordo
Ritmo Acelerado
A PSA Peugeot Citroën investirá R$ 2,3 bilhões, no Brasil, até 2015. A fábrica, em Porto Real (RJ), ganhará mais 40 mil m2 de área e a produção vai dobrar de 150 mil para 300 mil carros. O compromisso foi firmado entre a presidente Dilma Rousseff, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, Carlos Gomes, presidente do Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën, e Thierry Peugeot, presidente do Conseil de Surveillance do Grupo PSA Peugeot Citroën.
2 – Negócios
Expansão
Além de liderar o mercado europeu, a marca de máquinas de café da DeLonghi vai inaugurar, em dezembro, a primeira loja conceito em Brasília. A butique vai oferecer experiências gastronômicas, cursos e produtos De Longhi.
3 – Política
Sintonia Fina
Parece paixão antiga, mas é recente. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), telefona pelo menos uma vez por semana para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Pede conselhos, escuta e adota princípios que FHC lhe oferece, do alto da sua sabedoria. Do PSDB, são raros os que ligam para o ex-presidente. Quase sempre só quando há um “incêndio” para apagar.
4 – Estilo empresarial
A Rigor
Os 22 diretores do Grupo EBX, sob o comando de Eike Batista, foram surpreendidos com uma recomendação do Big Boss para trabalhar de gravata. Eike justifica que os movimentos do Grupo junto à bolsa, exigem credibilidade nas ações, posições e apresentações dos seus maiores executivos. Resignadamente todos acataram a recomendação de Eike.
5 – Crédito
Olhar Especial
A Credicard e a ONG Laramara – Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual se uniram para facilitar a compra de equipamentos de acessibilidade por pessoas cegas ou com baixa visão. Associados da ONG e familiares, entre 18 e 75 anos, terão direito a linha de crédito especial, com taxas reduzidas, para a compra de máquinas braile, softwares de leitura de voz, bengalas, entre outros. Uma iniciativa do bem. Merece aplausos.
6 – Inovação
Capital Intelectual
A Volkswagen do Brasil comemora dez anos do programa Geração de Ideias. A iniciativa proporcionou economia de R$ 250 milhões a partir de sugestões enviadas pelos próprios funcionários. Desde 2001, quase R$ 13 milhões foram distribuídos, de 80 mil ideias, 16 mil foram implementadas. Prova de que incentivo à criatividade dá resultado.
7 – Telefonia móvel
Liderança
De acordo com a Anatel, em setembro, a TIM foi a única operadora a ganhar mercado, no Estado de São Paulo, elevando seu market share para 25,24%, em 2011. Só na capital, cresceu em 0,43%, chegando a 27,63%. A estratégia de negócios tem funcionado. A TIM subiu no ranking para a segunda posição, mas ainda está atrás da Vivo. A briga é boa.
8 – Negócios
Sustentável
O Park Shopping Barueri, do grupo General Shopping Brasil, em Alphaville, na Grande São Paulo, recebeu R$ 30,8 milhões de investimentos do BNDES. E será sustentável, com iluminação natural e sistema de reaproveitamento de água das chuvas. A inauguração está prevista para o final do mês de novembro.
9 – Mineração
Brasil em Cuba
A brasileira Progen, do setor de engenharia, fechou uma grande parceria com o governo cubano e a empresa local Ceproniquel, com investimentos de US$ 900 milhões destinados a projetar e gerenciar a construção de uma mina para a extração de níquel.
10 – Herbalife
Sucesso
O Brasil é o maior mercado para a Herbalife na América Latina. A empresa lucrou US$ 49,8 milhões em 2011. A marca lança, até dezembro, duas fragrâncias: Fresch Style (feminino) e Night Style (masculino), da linha Lively Fragrances, em parceria com a cosmética Puig. E, entre os preparados shakes para o controle de peso, a novidade é o Shake Capuccino. Um sucesso absoluto, principalmente entre as mulheres.
11 – Destino
San Domenico Palace Hotel, Itália
O San Domenico Palace Hotel fica na belíssima Piazza de San Domenico, em Taormina, na Sicília. O hotel foi construído dentro de um mosteiro do século XV. O grandioso empreendimento reúne ambientes aconchegantes, 105 suítes luxuosas e uma vista panorâmica belíssima da baía de Taormina, entre o Monte Etna. Para o entretenimento dos hóspedes oferece uma área de lazer diversificada, spa e fitness. Os restaurantes têm uma estrela do Michelin e oferecem o melhor cardápio da gastronomia siciliana. Imperdível! Diárias a partir de 690 euros. www.sandomenicopalace.hotelsinsicily.it
12 – Gestão
Respeito
Parece que o escândalo da Zara, no Brasil e na Argentina, por usar trabalho escravo serviu para mudar a gestão. A rede contratará um gerente-geral de responsabilidade social. A iniciativa demorou para acontecer. Mas é elogiável. Os clientes agradecem.
13 – Objeto de desejo
Tempo de feminilidade
Um presente especial para qualquer ocasião. É o que se pode dizer do mais recente lançamento da Rolex, Oyster Perpetual Lady-Datejust, que une elegância, feminilidade e requinte. O relógio possui 46 diamantes e o mostrador Gold Crystals, que forma um infinito jogo de reflexos cintilantes. Os mostradores são decorados com dez belíssimos diamantes, ponteiros em ouro amarelo 18 quilates. A luneta é cravejada por 31 rubis e outra dezena de diamantes. A preciosidade feminina é para poucos. Custa simplesmente R$ 30.365,00. www.rolex.com
14 – Entrevista
Torsten Müller-Ötvös, CEO da Rolls-Royce Motor Cars
O CEO da Rolls-Royce Motor Cars, Torsten Müller-Ötvös, esteve no Brasil para anunciar a entrada da marca na América do Sul, com um showroom em São Paulo. Em 2011, entre janeiro e setembro, as vendas cresceram 41% em relação ao mesmo período do ano passado. Confira na entrevista:
Quais são os planos da Rolls-Royce para o Brasil?
Os investimentos não podem ser revelados. Estamos adaptando nosso produto ao mercado brasileiro. O País abrigará o nosso primeiro escritório regional, que gerenciará as operações na América do Sul. Em São Paulo, o concessionário da marca será Francisco Longo, presidente da Via Itália.
Em qual região de São Paulo ficará a loja e quando será inaugurada?
O showroom da Rolls-Royce será na região da avenida Europa, onde as outras lojas do concessionário já estão instaladas. A inauguração está prevista para março de 2012.
Como a Rolls-Royce planeja crescer em vendas e ampliar a participação no território brasileiro?
Precisamos sentir a reação do mercado no primeiro ano de atividade. Temos uma margem de vendas de dez a 15 unidades por ano e queremos crescer. O único ponto negativo para nós ainda é a questão tributária. Há três anos, a China começou com a mesma expectativa de vendas e hoje são comercializados cerca de 80 carros por ano. Acreditamos no potencial brasileiro. Estamos otimistas.
A crise europeia pode atrapalhar os negócios do grupo?
Nossa empresa é robusta e bem estruturada. Temos apenas mil funcionários. Mantemos uma presença global. Ou seja, se a crise afeta uma determinada região pode ser superada pelo melhor desempenho de outras.
Aprovado
Sem segredos – Está no Senado o projeto de lei do Executivo que regulamenta o acesso às informações oficiais e a quebra do sigilo eterno de documentos. Uma boa notícia. Mas ainda há muito a ser feito.
Reprovado
Sem chão - Segundo a Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) sobre as condições das estradas brasileiras, apenas 12,6% da malha é considerada ótima, 30% boa e 57% está em mau estado de conservação.
“A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns” Abraham Lincoln
Colaboraram Ferreira e Daniela Filomeno