O porta-voz de Barack Obama, Robert Gibbs, decidiu deixar a Casa Branca, mas comprometeu-se a continuar trabalhando para o presidente americano no preparo da campanha de reeleição em 2012, declarou ele nesta quarta-feira à AFP.

Robert Gibbs, porta-voz de Barack Obama desde sua chegada à Casa Branca, há quase dois anos, é considerado um dos colaboradores mais próximos do presidente, um ótimo estrategista político e especialista em mídia.

Ele já havia orquestrado a comunicação do candidato Obama durante a campanha presidencial de 2008.

Confirmando uma informação do Washington Post, ele explicou à AFP que trabalhará fora da Casa Branca na preparação da próxima campanha pela reeleição de Obama em 2012, para um segundo mandato.

“Estes últimos dois anos foram extraordinários (…) Trabalho com um presidente que amo e respeito”, revelou Gibbs.

“Tenho uma relação privilegiada com ele (…). Quando você passa cerca de dois anos com alguém, aprende a conhecer esta pessoa e a saber o que ela pensa”, disse Gibbs.

Já Obama chamou Gibbs de amigo e conselheiro: “acredito que é normal que ele queira repensar” a carreira. A saída de Gibbs coloca a Casa Branca diante de vários desafios, mas também de oportunidades…”, destacou Obama.

col/sd/LR