12/12/2007 - 8:00
Roberto Justus não pára. Aos 52 anos, o presidente do Grupo Newcomm, um dos maiores do setor de comunicação do País, está prestes a provar que sempre é capaz de surpreender. Vai fechar 2007 com um balanço expressivo ? as empresas que comanda crescerão 20%, batendo recorde de faturamento, seu segundo livro chegou às prateleiras, a quarta edição do reality show O Aprendiz (do qual é o apresentador) superou as anteriores e, de quebra, ele ainda montou uma encubadora de negócios e tornou- se sócio de uma empresa de lava-carros e de uma produtora de conteúdo para televisão aberta.
Ufa! Não seria pouco se a lista terminasse aqui. Mas o executivo ainda teve fôlego para encarar uma empreitada inédita. No dia 21 de outubro, depois de assistir à última etapa do Mundial de Fórmula 1, em São Paulo, e cumprir alguns compromissos profissionais em pleno domingo, Justus rumou, por volta da meia-noite, a um estúdio de gravação. Estava cansado, mas, como a palavra desistir não está em seu dicionário, seguiu em frente e soltou a voz. Diante do microfone, entoou um grande sucesso de Elvis Presley ? sua música favorita ? num CD inédito, em que canta 12 músicas que marcaram sua vida. No repertório, Beatles, Frank Sinatra, The Mammas & The Pappas, além do rei do rock. O disco, garante ele, não é início de uma nova carreira. É, sim, a realização de um sonho pessoal que será compartilhado com um seleto grupo de amigos para encerrar um ano brilhante. A versatilidade, a ousadia e a dedicação aos negócios ? e, é claro, seus resultados expressivos ? fizeram de Roberto Justus o Empreendedor do Ano nas Comunicações.
O publicitário vive o ápice de sua carreira. Olhando em retrospectiva, sente-se ainda mais realizado por tê-la reiniciado, praticamente do zero, há cerca de dez anos. ?Eu estava com 42 anos e decidi reconstruir uma vida profissional?, relembra ele, em uma conversa de duas horas com a DINHEIRO. Justus, então, encerrou uma vitoriosa sociedade de quase 18 anos com Eduardo Fischer. De um dia para o outro, viu-se diante do desafio de montar uma nova agência de publicidade do zero. ?O início foi duro?, confessa, recordando as dificuldades com a burocracia imposta pelas leis para a abertura de um negócio, a complexidade do sistema tributário brasileiro e o desafio inerente à sua atividade, o de conquistar clientes. De certo, só sabia que queria uma agência diferente, com profissionais tão fascinados quanto ele pelo ofício de vender idéias, algo sem fórmula pré-testada. ?Eu buscava uma química que ainda não tinha encontrado. Era preciso descobrir um novo jeito de vender idéias e foi isso que me moveu?, conta.
DEPOIS DE 18 ANOS DE SOCIEDADE COM EDUARDO FISCHER, JUSTUS INICIOU A NEWCOMM DO ZERO E CRIOU UM IMPÉRIO
Assim, começou a surgir um império. Em apenas quatro anos, a Newcomm Comunicação Integrada já tinha seis empresas, um portfólio recheado de grandes anunciantes e um dos maiores faturamentos do País. Segundo estimativas de mercado, algo próximo a meio bilhão de reais em 2001. Os atributos da empresa logo serviram de chamariz para uma grande sócia internacional. Em 2004, Justus se associou ao grupo internacional WPP, um dos maiores conglomerados globais de comunicação, e criou a primeira holding mista da história da propaganda brasileira em regime de gestão compartilhada, um sistema inédito no País. A idéia básica era, a partir de uma única estrutura de retaguarda, dar suporte ao crescimento das várias empresas do grupo. Cada uma delas focaria apenas em seu negócio principal, enquanto a holding centralizaria operações como recursos humanos, finanças, jurídico e administração. O resultado, na prática, foi uma enorme redução de custos e um grande potencial de crescimento. ?Com a holding conquistamos uma sinergia inédita?, lembra Justus.
?Tínhamos um grupo com atividades complementares e uma infra-estrutura de primeira.?
Hoje, o Grupo Newcomm possui sete agências e mais de 870 funcionários. O carro-chefe é a agência Y&R, que, presidida pelo próprio Roberto Justus, se tornou a maior agência do mercado publicitário em volume de investimentos em mídia, segundo o ranking publicado pelo Instituto Ibope Monitor. No último levantamento do Ibope, a Y&R somava mais de R$ 3,12 bilhões em investimento de mídia em 2007, quase o dobro da Tompson, a segunda colocada com R$ 1,59 bilhão. As agências Wunderman (marketing de relacionamento e internet), Long Play (empresa de comunicação 360º constituída há um ano), Dez Brasil, Pepper (com foco em ativação de marca), Ação Produções Gráficas e a caçula New Content(empresa fundada em meados do ano com foco na produção de conteúdo) completam a estrutura da Newcomm. Na lista de clientes, grandes marcas e empresas como TAM, Nextel, Bradesco, Casas Bahia, Vivo, Perdigão, IBGE, Nova Shin, entre tantas outras.
JUSTUS JÁ TEM ACERTADA UMA NOVA EDIÇÃO DO REALITY SHOW O APRENDIZ PARA 2008. A PREMIAÇÃO SERÁ RECORDE: R$ 2 MILHÕES
Com um ano cheio de glórias, os planos de Justus para 2008 são de crescimento e consolidação. Novas aquisições para o Grupo Newcomm não estão planejadas. ?Eu não compro novas contas, eu conquisto novas contas?, diz ele. Também a opção de abrir capital na Bolsa de Valores, hoje cogitada em uma série de empresas do setor, é descartada. ?Não acho que o IPO seja um caminho viável para o mercado publicitário brasileiro?, afirma. ?Para a Newcomm, certamente, o caminho não é este.? A WPP, sócia de Justus, já é uma empresa de capital aberto com musculatura suficiente para prover o grupo brasileiro de aportes necessários para futuras expansões. Fora da Newcomm, Justus se dedicará aos negócios que iniciou este ano, como a empresa de conteúdo para a TV aberta, que atualmente está em negociação para fornecimento de produtos para duas emissoras, e a sociedade em uma empresa de lavarápidos. Soa estranho no portfólio de Justus?
Mas não é. A nova empreitada tem como sócio Tiago Pereira, o ganhador do Aprendiz 4, e é justamente o projeto que lhe deu a vitória. Uma nova edição do reality show também está fechada para 2008, com premiação recorde de R$ 2 milhões. Já o Justus escritor deve sair de cena. Depois de ver as vendas do seu livro de estréia ?Construindo uma vida? ultrapassarem 80 mil unidades e lançar ?O Empreendedor? em plena Bienal Internacional do Rio de Janeiro, ele não pensa em se dedicar a um novo projeto tão rápido. Quanto ao CD, avisa que, apesar de adorar cantar, reservará este talento apenas para a família e os amigos, pessoas a quem ele não se cansa de atribuir uma boa parte de seu sucesso.