(Reuters) – Cassie, um robô criado na Universidade do Oregon, nos Estados Undos, estabeleceu um recorde ao ser o primeiro dispositivo robótico bípede a usar aprendizado de máquina para controlar sua corrida em terreno externo, anunciou o centro de pesquisa nesta segunda-feira.

Usando apenas uma carga de bateria e sem auxílio externo, Cassie correu 5 quilômetros, ou 3,1 milhas, em 53 minutos. Isso é equivalente a 17 minutos por milha, superando o recorde mundial de cerca de 12 minutos e meio para a distância.

+ Brasil registra 1ª cirurgia contra diabetes tipo 2 feita com robô

+ Usuários que agem como robôs desafiam debate nas redes

O robô caiu duas vezes ao percorrer um caminho com edifícios, casas e campos. Cassie consiste de duas “pernas” com motores e controles no lugar onde em um ser humano ficaria o abdômen.

O robô foi desenvolvido com uma bolsa de 1 milhão de dólares concedida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. A máquina foi fabricada pela Agility Robotics, uma companhia surgida na universidade.

Tais robôs podem ser usados no futuro para entrega de encomendas ou para ajudar pessoas em casa. Parte do avanço de Cassie foi aprender como se equilibrar dinamicamente, executando ajustes sutis para se manter em pé enquanto se movimenta, afirmou a universidade.

(Reportagem da Reuters TV)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH7114A-BASEIMAGE