Cientistas japoneses desenvolveram um robô androide que consegue reproduzir expressões humanas como felicidade, tristeza, raiva, medo, surpresa e nojo. O estudo foi publicado na revista Frontiers in Psychology. 

A pesquisa foi desenvolvida na Universidade de Kyoto e o robô-criança, batizado de Nikola, consegue realizar seis expressões no total com diversas nuances. Elas são feitas graças a pequenos compressores de ar que controlam os “músculos” da face.

+Estudos relacionam Covid longa com sequelas mentais

https://www.youtube.com/watch?v=d07lGEN27EI

“Robôs Androides capazes de interações emocionais com humanos têm um potencial considerável para aplicação em pesquisas. Enquanto vários estudos desenvolveram androides que podem exibir expressões faciais emocionais semelhantes às humanas, poucos validaram empiricamente as expressões faciais deles”, aponta o estudo. 

Por enquanto, Nikola é somente uma cabeça de 28,5 cm de altura e cerca de 4,6 kg. Possui 35 atuadores: 29 para ações dos músculos faciais, 3 para movimento da cabeça (rotação, inclinação e rotação de guinada) e 3 para controle do globo ocular. Os cientistas, porém, afirmam que as outras partes do corpo estão sendo construídas.