Menos de uma semana após o término do Rock in Rio 2022, no domingo (11), organização, patrocinadores e apoiadores divulgaram balanço do evento realizado no início de setembro na Cidade do Rock. Em sua nona edição, o festival movimentou R$ 2 bilhões, quase 50% acima do registrado na edição 2019, além de ter gerado 28 mil empregos. Dos 700 mil pagantes, 420 mil vieram de fora do Rio de Janeiro, o que correspondeu a quase 60% do público total. O festival teve duração de 507 horas, com a apresentação de 1.255 artistas e 300 shows. Mais do que negócios realizados, as marcas comemoraram também a visibilidade alcançada nas redes sociais.

Patrocinador máster pela sexta vez, o Itaú – por meio da Rede, empresa de meios de pagamento do Itaú Unibanco – movimentou mais de R$ 61 milhões em vendas, aumento de 69% em relação à edição de 2019. O público presente realizou mais de 1,35 milhão de transações nas lojas instaladas na Cidade do Rock, que incluíam alimentação, bebidas e produtos oficiais, o que representou um incremento de 57% na comparação com a última edição.

+ TIM teve 20% dos acessos em 5G durante Rock in Rio, o dobro do esperado

O executivo Angelo Russomano, diretor da Rede, destacou que a instituição atuou com equipes mobilizadas e acompanhamento minuto a minuto com todos os envolvidos, permitindo uma comunicação rápida para garantir que o público pudesse fazer suas compras rapidamente. “Mais de 3 mil terminais de venda da Rede estavam prontos para atendimento durante todo o evento, com tecnologias flexíveis e adaptáveis que cobriram todos os perfis de venda operados na Cidade do Rock”, disse.

Em relação às formas de pagamento, segundo a empresa, 54% das compras foram realizadas no crédito, enquanto o débito representou 45% (o restante compreendeu pagamentos com Pix, voucher e QR Code). E o pagamento utilizando a tecnologia NFC, na qual basta aproximar o cartão ou o celular da maquininha, foi o responsável por 64% das transações.

Já a TIM celebrou os resultados obtidos no primeiro Rock in Rio após o lançamento da rede 5G no Brasil. Segundo a patrocinadora oficial, o festival produziu tráfego de dados “surpreendente” durante os dias de evento. Os clientes da operadora utilizaram 133 terabytes de dados, o suficiente, por exemplo, para assistir a vídeos no YouTube por 45 anos e sete meses sem parar. Quase 30% desse volume foi direcionado para upload de fotos e vídeos, mas também foram intensos o envio de mensagens e realização de videochamadas e transmissões em tempo real. A utilização da tecnologia de quinta geração correspondeu a 20% do total, o dobro do esperado pela companhia.

A operadora analisou o volume de dados trafegados por dia e registrou maior intensidade de uso no último dia 4, domingo que teve como principal atração o cantor canadense Justin Bieber. Seu show, aliás, bateu recorde de utilização da rede da operadora, seguido pelas apresentações de Dua Lipa e Ivete Sangalo, tecnicamente empatada com Coldplay e Guns N’Roses. “O Rock in Rio Brasil 2022 será inesquecível para a TIM. No início do ano, retomamos a nossa plataforma de eventos e, agora, chegamos ao ápice do nosso planejamento, marcando presença no primeiro grande festival após a pior fase da pandemia. Vivemos intensamente o Rock in Rio do reencontro”, disse Alberto Griselli, CEO da TIM. “Recebemos mais de 20 mil pessoas em nossos espaços na Cidade do Rock, reforçando nossa conexão com a música e com a inovação.”

A Porto Saúde, apoiadora oficial e pertencente ao grupo Porto Seguro, disse ter realizado 8,1 mil atendimentos nos ambulatórios médicos e 73 remoções, sem casos graves. Além disso, a empresa levou ao festival dois espaços de ativações para o público que registraram mais de 16,7 mil visitas ao longo do festival. A instalação imersiva, construída em parceria com Os Gêmeos, possuía 100 m² e recebeu, ao todo, uma média de 4 pessoas por minuto. O espaço dos artistas atraiu até mesmo a banda Coldplay. Outro estande da companhia foi o espaço dos empreendedores da Porto Saúde, na Rock Street, com serviços de penteados, maquiagens e barbearia, que atendeu mais de 300 pessoas durante o evento.

Além dos resultados na Cidade do Rock, alguns patrocinadores comemoraram a visibilidade nas redes sociais. Itaú, TIM, Americanas, TikTok e Heineken foram as marcas mais citadas pelo público. Somados os dados do evento, o ranking traz Itaú no topo, com mais de 130 mil menções, seguido pela TIM, Americanas, TikTok e Heineken, cada uma com 85 mil, 77,6 mil, 27 mil e 5,6 mil menções, respectivamente. A análise foi da ferramenta Sprinklr, que, por meio da metodologia de busca rápida, unifica menções ao Rock in Rio e às empresas patrocinadoras. O recorte do levantamento foi feito entre o dia 1º, com objetivo de captar as menções na véspera do início do festival, e às 6h do dia 12, reunindo dados dos momentos finais.