Espetáculos

 

Os grandes nomes da música internacional já reservaram para o Brasil datas em suas agendas. Na semana passada, algumas das maiores empresas de eventos divulgaram as novidades para 2013. A XYZ Live anunciou a criação com o empresário Ricardo Amaral da XYZ + Rio, para levar espetáculos para a Cidade Maravilhosa. Entre os destaques estará uma turnê do Kiss, banda da consagrada canção Rock and roll all nite. O grupo passará em novembro por São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Já a Geo Eventos, das Organizações Globo, anunciou a escalação do festival Lollapalooza de 2013, que terá Peal Jam e The Black Keys.

 

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Propaganda


Vestida para conquistar

 

A Skol, a marca de cerveja mais vendida da Ambev, ganhou uma propaganda bem-humorada para divulgar uma roupagem diferente. Ou melhor, uma nova embalagem. Ao som da música Linda demais do grupo romântico Roupa Nova, o anúncio mostra latinhas da cerveja em “poses” clichês de sensualidade. A criação é da F/Nazca S&S.

 

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Filme


Pixação de grife

 

A varejista britânica de moda Asos e a alemã Puma divulgaram um curta-metragem na internet, chamado Os pixadores, que causa polêmica. O vídeo mostra e dá voz a um grupo de jovens que se arrisca e burla as leis para deixar a sua marca em São Paulo.

 

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Esportes


Cara de pôquer

 

O tenista espanhol Rafael Nadal é um craque das quadras. Mas como ele se sai no pôquer? O esportista gravou uma propaganda – criada pela McCann Erickson para o site Poker Stars, que reúne jogadores na internet – para testar as suas habilidades de blefe. No filme, com câmera escondida, Nadal tenta convencer as pessoas de que é um simples funcionário de um campo de golfe.

 

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Campanha


Além das fronteiras

 

Criado no Brasil, o Novo EcoSport, utilitário da Ford, agora tem publicidade global. A agência americana Team Detroit encabeça o projeto, que envolve uma série de filmes que mostram o automóvel circulando por todo o mundo. A equipe de Fábio Brandão, diretor de criação da JWT em São Paulo, ficou responsável pela campanha na América Latina. O vídeo para o mercado nacional mostra um brasileiro dirigindo pela China.

 

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Bate-papo


Luiz Fernando Ferreira, diretor-geral da ESM 

 

O fundador da empresa paulista de marketing esportivo ESM, que possui um amplo banco de dados brasileiro de torcedores de futebol e que administra o time de vôlei masculino Medley/Campinas, fala sobre como entrar no patrocínio esportivo:

 

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Qual é o tipo de marketing mais adequado para as empresas começarem a investir em esportes?

Se a empresa necessita de visibilidade, patrocinar uma placa de campeonato ou um time de futebol ou de vôlei é uma boa opção. Se ela pretende relacionar-se com clientes, a solução é o patrocínio de um camarote.

 

Vale a pena investir em atletas de esportes olímpicos?

Sim. É uma oportunidade de atrelar a sua marca aos valores olímpicos e com investimento ainda muito baixo.

 

Alguns dos destaques desta Olimpíada foram atletas pouco conhecidos, como Sharon Menezes, Artur Giannetti e Yane Marques. Como identificar essas oportunidades?

É por isso que existem empresas de marketing esportivo. O mercado dos esportes sabia das reais condições de eles trazerem medalhas.