05/07/2013 - 21:00
Rádio
A Ford fechou uma parceria com a 89FM, conhecida como a rádio rock, para a produção de um programa voltado ao gênero musical. Cada edição do Ford Rocks, que irá ao ar de segunda a sexta, será dedicada a um carro da montadora. A ação da Ford busca tirar proveito da antiga relação entre música e automóveis, que gerou clássicos como “Mustang Sally”, do compositor americano Mack Rice e eternizado nas vozes de vários intérpretes, como as cantoras Tina Turner e Etta James.
Agências
Casa própria
A agência DPZ criou uma área de negócios dedicada ao setor imobiliário. O núcleo ficará sob o comando de Karina Oliva Taliberti. Para conquistar esse mercado, a DPZ conta com 21 softwares capazes de simular os resultados das campanhas, de acordo com dados demográficos e regionais e gosto. Dessa forma, a agência espera descobrir os fatores envolvidos na decisão dos consumidores.
Cinema
As marcas são protagonistas
No filme Elysium, do diretor Neill Blomkamp, que conta com o ator brasileiro Wagner Moura em seu elenco, foi o próprio diretor da película quem escolheu as marcas que vão aparecer no filme. A trama se passa no futuro e mostra um mundo com enormes diferenças sociais. Os ricaços que vivem na estação Elysium, por exemplo, fazem o trajeto até a Terra em naves da Bugatti.
Gestão
Agnelli no conselho da WPP
O ex-presidente da Vale Roger Agnelli entrou para o conselho do grupo britânico WPP, maior empresa de publicidade do mundo. Além do empresário, sócio da AGN Participações, outros quatro nomes foram indicados para o conselho da WPP. As mudanças fazem parte de uma reestruturação do board, cujo objetivo é internacionalizar as práticas de governança do grupo. O ex-embaixador americano Philip Lader segue como chairman.
Disputa
A briga dos iogurtes
A suíça Nestlé está acusando a francesa Danone de plagiar as embalagens de um dos seus iogurtes, do tipo grego. A alegação da Nestlé é a de que as cores e o formato das letras usadas pela Danone foram copiados. Segundo a Danone, um pedido de liminar já foi negado pela Justiça. A companhia alega que os elementos coincidentes nas embalagens constituem um padrão de mercado.
Bate-papo
Marcos Facó, superintendente de marketing da Fundação Getulio Vargas
A FGV é a sexta universidade do mundo com maior número de seguidores no Twitter. Responsável pelo marketing da instituição, Marcos Facó fala da importância das redes sociais para as empresas.
É possível relacionar-se com os consumidores, atualmente, sem usar as redes sociais?
Nas redes sociais, todos buscam atenção. No Facebook, as companhias competem por audiência não só com seus tradicionais rivais de mercado, mas também com seus próprios clientes. Hoje, as redes sociais funcionam como uma mídia tradicional. No futuro, empresas e clientes passarão a ter um relacionamento de verdade.
Como se dará esse relacionamento?
As redes sociais funcionarão como plataformas de serviços. As pessoas poderão ir ao banco no Facebook.
De que forma a FGV utiliza as redes sociais?
Os professores da graduação usam o Facebook como local de encontro dos alunos. No vestibular, temos parcerias com empresas como Xerox, Ipiranga e Goodyear. Elas oferecem estágios para vestibulandos que participam de desafios propostos.