Investimento

 

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, darão partida a um road-show para apresentar os projetos de investimento em infraestrutura no Brasil às principais lideranças empresariais do País e do mundo. O primeiro encontro está previsto para o dia 5 de fevereiro, em São Paulo. O segundo será em Nova York, com grandes investidores internacionais, no dia 26 de fevereiro, uma semana após a reunião do G-20, na Rússia. Mantega também irá fazer apresentações em capitais da Europa e da Ásia. Na bagagem, os ministros vão levar os planos de investimento em portos, aeroportos, rodovias e ferrovias. O road-show faz parte dos esforços dessa nova fase do governo Dilma Rousseff para despertar o espírito animal do empresariado e incentivar o investimento no País, a grande barreira ao crescimento do PIB.

 

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Energia


Hidrotérmica 

 

Mais cedo ou mais tarde, o governo tem que assumir que a matriz energética do País é hidrotérmica e pronto. Ou é isso ou racionamento. Não há como pensar em desligar as termelétricas e ficar dependendo de São Pedro. O risco de apagão já está afastado para 2013, mas não se pode falar nada sobre 2014, ano das eleições.

 

 



Manguinhos


Saída honrosa 

 

Engana-se quem pensa que o onipresente Eduardo Cunha (PMDB-RJ) abandonou o empresário Ricardo Andrade Magro, dono da Refinaria de Manguinhos. Cunha, amigo do empresário, foi o artífice da compra da refinaria pelo Grupo de Magro, em 2008. Agora, o deputado, que tem o apoio do governador Sergio Cabral para ser líder do PMDB na Câmara, tenta encontrar uma solução para tornar a indenização a ser recebida pelo empresário, pela provável desapropriação da refinaria, em algo lucrativo. Cunha diz que é apenas amigo do controverso magro, sem relação com seus negócios, que incluem até um dos mais refinados restaurantes de São Paulo.

 

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Varejo


Walmart aceita Elo

 

A Elo fechou parceria com o Walmart para a consolidação de sua rede de estabelecimentos e passa a ter seus cartões de débito, crédito e benefícios aceitos como forma de pagamento nas 539 lojas do supermercado em todo o território brasileiro. A bandeira Elo, empresa criada há pouco mais de um ano por Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal, possui mais de 10 milhões de cartões e é 

aceita em 1,2 milhão de estabelecimentos comerciais no País.

 

 

 


Finanças


Headhunter 

 

Na maior discrição, o economista Afonso Bevilaqua, ex-BC, deixou o Opportunity.

 

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Telefonia


Marketing

 

A TIM passou a navalha na verba de marketing: caiu de R$ 600 milhões, para R$ 200 milhões, em 2013. Havia exagero na época de Luca Luciani, demitido por denúncias de fraude na Itália, mas a redução de dois terços significa que a operadora poderá perder espaço para a Claro, no mercado. A TIM ocupa, hoje, a segunda posição entre as operadoras que atuam no país.

 

 

 

 

Inflação


Sangue-frio

 

O governo tem consciência de que a inflação anual em março irá superar a marca de 6%, mas vai manter o sangue-frio. A aposta é de que a inflação caia, logo depois. Não será preciso subir os juros.

 

 

 


Política


Fogo cruzado

 

O Planalto anda preocupado com os convites de governadores da oposição a nomes da base de apoio para ocupar secretarias. A ofensiva é vista como estratégica para as eleições.

 

 

 


Empresários


Paz e amor

 

Dilma Rousseff já marcou na agenda quais serão os empresários com quem vai se reunir Nesta nova fase de maior aproximação com o PIB. Dilma recebe, nos próximos dias, Frederico Curado, presidente da Embraer, e Luiz Aubert Neto, presidente da Abimaq. Na semana passada, ela se encontrou com Emilio Botín, do Santander, e Paulo Godoy, da Abdib. O objetivo é promover esse tipo de encontro durante todo o ano.

 

 

 

 

Belo Monte


O megarrestaurante do PAC

 

Maior obra do PAC, a construção da Hidrelétrica Belo Monte, no Rio Xingu, no pará, vem exigindo a compra de uma imensa quantidade de alimentos. nEste ano, quando 28 mil trabalhadores estarão nos canteiros, o consumo mensal será de pelo menos 410 toneladas de cereais, 175 toneladas de carnes variadas, dez toneladas de embutidos e 160 mil litros de leite, entre outros gêneros a serem usados em três megacozinhas industriais que funcionam em áreas remotas da região Amazônica.

 

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Sexo frágil?

 

O Consórcio Construtor Belo Monte, que está erguendo a hidrelétrica homônima tem comemorado o representativo número de mulheres em seus três canteiros de obras. Atualmente, entre os cerca de 15 mil trabalhadores, aproximadamente 1,8 mil são do sexo feminino. Elas atuam nas mais variadas funções, como pedreiras, carpinteiras, motoristas e operadoras de máquinas pesadas.

 

 

 

 

BRF


E os russos?

 

Estão longe de estarem concluídas as conversas entre Nildemar Secches e Abilio Diniz sobre a transição na BR F. Pode não ser assim tão fácil uma eventual saída de Secches do comando da antiga br foods para a entrada de Abilio.

 

 

 

 

Hotéis


Mercado de luxo

 

O número 1 da Carlson Hotels para as Américas, Thorsten Kirschke, e Paul Sistare, CEO da Atlantica Hotels, vão lançar dois empreendimentos da bandeira Radisson, da categoria luxo. O grupo vai investir R$56 milhões no Radisson Hotel Marista Goiânia, na capital de goiás. Em São Paulo, a unidade da rede na Vila Olímpia passará por um retrofit de R$ 7 milhões. Com as novas operações a Atlantica Hotels torna-se a principal operadora de luxo padrão internacional no Brasil, com oito unidades.

 




Rio de Janeiro


Complexo multiuso

 

O crescimento da Baixada Fluminense estimulou a Portfolio Asset a adquirir uma área onde serão investidos R$ 500 milhões na construção de um complexo com shopping center de 40 mil m2, torres de escritório e apart hotel. O empreendimento ficará na Via Dutra, em Nova Iguaçu. Alguns dos principais varejistas do País já mostraram interesse no negócio.

 

 

 


Bahia


Investimento

 

José Sérgio Gabrielli anuncia nos próximos dias o maior investimento do governo Jaques Wagner. Será a ponte ligando Salvador a Itaparica, uma obra de R$ 7 bilhões. 

 

 

 

 

Aviação


Demanda em alta 

 

Pesquisa da consultoria Bain & Company mostra que triplicou o número de passageiros da aviação comercial brasileira, entre 2003 e 2012. Em 2003, eram 37 milhões de brasileiros voando, e, no ano passado, foram 107 milhões. A oferta de assentos subiu 4%, entre 2008 e 2011.

 

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Colaborou: Flávia Gianini e Luiz G. Pacete