21/02/2014 - 21:00
Copa-1
Os motores estão aquecidos para a Copa do Mundo de 2014. Pelo menos por parte das montadoras que estão ligando os seus lançamentos ao evento que começa no dia 12 de junho. A Audi escolheu como local para apresentar o seu A3 Sedan uma pista de testes montada no estacionamento do Estádio Arena das Dunas, em Natal, que receberá quatro partidas do torneio, incluindo Itália X Uruguai, no dia 24 de junho. Já a coreana Hyundai lançou o HB20 Edição Copa do Mundo Fifa, uma série especial do seu modelo HB20. O automóvel conta com uma central multimídia equipada com tevê digital e estará disponível nas carrocerias hatch e sedã.
Copa-2
São tantas emoções
O cantor Roberto Carlos foi o primeiro consumidor a ter a oportunidade de dar uma mordida no novo chocolate da Garoto em formato de troféu da Copa do Mundo Fifa. Ele recebeu o produto, fabricado especialmente para o torneio, antes do seu lançamento oficial.
Anunciantes
Salto internacional
A executiva brasileira Luciana Féres foi promovida da direção de marketing das operações no País para um posto na diretoria global da Coca-Cola. Ela será responsável pelas ações globais de sabores e marcas adultas de refrigerantes de Atlanta, nos EUA.
Marca
Mudança da cabeça aos sapatos
A Netshoes reformulou seu posicionamento de marca e logotipo. Com consultoria da Interbrand, a empresa de comércio eletrônico aposta em uma identidade visual mais colorida. Será a segunda grande reformulação feita pela Netshoes, fundada em 2000, que retocou o visual em 2007, quando abandonou a operação de lojas físicas. A estratégia também contará com os serviços da agência DM9Sul para as campanhas de internet e de mídia impressa.
Criatividade
As mais inovadoras
A Gopro, fabricante americana de câmeras de pequeno porte que podem ser acopladas a quase tudo, foi considerada a empresa mais inovadora em publicidade, segundo a revista Fast Company. Para mostrar as possibilidades de suas câmeras, a empresa criou vídeos publicitários “dirigidos” por cachorros e até águias em voo. Em segundo lugar, ficou a Samsung e, em terceiro, a sueca Volvo Trucks. A agência americana Pereira & O’Dell, fundada pelo brasileiro P.J. Pereira, ligada ao grupo ABC, do publicitário Nizan Guanaes, classificou-se em quarto lugar.
Bate-papo
Washington Olivetto, presidente do conselho da WMcCann
O celebrado publicitário chama mais uma vez a atenção ao convencer a apresentadora Fátima Bernardes a fazer a sua primeira incursão como garota-propaganda, para a marca Seara, adquirida pelo grupo JBS. Olivetto falou à DINHEIRO sobre a campanha e sobre criatividade:
Por que a escolha de Fátima como garota-propaganda?
Queria unir o poder de sedução da propaganda com a credibilidade do jornalismo. A Fátima é muito cuidadosa com a própria imagem e a tornamos protagonista e coautora das ações, já que ela poderá escolher as próprias palavras.
Qual é a sua técnica para incentivar a criatividade?
A WMcCann faz publicidade para vender produtos e para construir marcas, como todas as agências, mas com uma ambição de entrar na cultura popular brasileira. Sou ligado a muita gente da cultura popular. Então, a cada 15 dias, reúno o pessoal da agência para mostrar um disco que vai sair ou um programa prestes a entrar no ar.
No que é interessante esse diálogo com a cultura?
A propaganda nacional está num momento em que precisa mais do que nunca recuperar a sua brasilidade. Para fazer ações com a capacidade de concorrer internacionalmente, ela perdeu a sua cor local. Com isso, tornou-se menos eficiente.