O consórcio Rotas do Brasil S. A. venceu o leilão da BR-262, também conhecida como “Rota do Zebu”, e obteve assim a concessão do trecho com 438 quilômetros que liga as cidades mineiras de Uberaba e Betim. Representado pela Guida Investimentos, ofereceu 15,30% de descontos sobre os valores da tarifa básica de pedágio.

O Rotas do Brasil S.A. é formado pelo Kinea e pelo grupo de construtoras Way Brasil. O edital do leilão estabelecia que venceria a disputa a empresa que oferecesse o maior desconto, ou seja, a menor tarifa de pedágio. Participou também o BTG Pactual Infraestrutura III, representado pela Necton Investimentos.

+CCR vence leilão para concessão da Rota Sorocabana com oferta de R$ 1,6 bi

O vencedor assume o compromisso de duplicação de 44,3 quilômetros de rodovia, implantação de 168,87 quilômetros de faixas adicionais e de 3,63 quilômetros de vias marginais.

Também ficará responsável por instalar um Ponto de Parada e Descanso (PPD), 17 passarelas de pedestres, 100 pontos de ônibus, além de três passagens de fauna.

O Ministério dos Transportes estima que ao menos 4,4 milhões de pessoas serão diretamente beneficiadas e 63.765 empregos devem ser gerados da região metropolitana de Belo Horizonte até a área considerada a porta do Triângulo Mineiro.