23/03/2013 - 21:00
Os líderes do comércio eletrônico
O Mercado Livre Brasil foi o site de comércio eletrônico mais visitado no mês de fevereiro no País, segundo pesquisa da Serasa Experian. Ele teve 10,1% de participação de acessos. O Americanas.com ficou em segundo lugar, com 4,8%, e o Buscapé, em terceiro, com 3,4%. Em relação ao ano passado, as duas primeiras posições permaneceram inalteradas. Já a terceira era ocupada pelo Groupon, que caiu para o décimo lugar. Dafiti, Bom Negócio, OLX, Netshoes, Shopping UOL e Casas Bahia também aparecem entre os dez primeiros deste ano.
O Kindle poderoso
O Brasil conta a partir de agora com a versão mais potente do leitor de livros digitais da Amazon, o Kindle Paperwhite. O equipamento está à venda em lojas e na internet por R$ 479 (na sua versão com wi-fi) e R$ 699 (na versão com 3G de acesso gratuito). O Paperwhite tem tela sensível ao toque e iluminação própria. Sua bateria dura até oito semanas, com capacidade de armazenamento de 1.100 e-books. A opção com 3G grátis permite baixar livros em mais de 100 países, sem mensalidades, contratos ou custos extras.
Relógio esperto
Enquanto a Apple não confirma nem desmente o desenvolvimento de um relógio inteligente – que se chamaria “iWatch” –, a Samsung disse com todas as letras estar trabalhando em um produto similar. A informação foi dada à Bloomberg pelo vice-presidente de dispositivos móveis da empresa coreana, Lee Young Hee. O executivo não comentou quais seriam os recursos do novo aparelho. “A questão aqui é quem vai comercializá-lo primeiro, para que os consumidores possam usá-lo de forma significativa”, afirmou Young Hee. Foi dada a largada.
Patentes mais ágeis
O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) lançou, na terça-feira 19, um sistema eletrônico para tornar mais rápido e simples o processo de registro de patentes. O e-Patentes tem a função de viabilizar o plano do governo de chegar ao fim de 2014 com uma capacidade de processamento de 50 mil patentes por ano. “A plataforma torna mais ágil e limpa a entrada de dados para o Inpi”, disse o presidente do instituto, Jorge Ávila.
Resposta instantânea
Marcel Campos, diretor da Asus no Brasil, analisa o mercado brasileiro de produtos tecnológicos de alto padrão
Como está o mercado para os eletroeletrônicos sofisticados?
As pessoas querem acesso às últimas tecnologias. O consumidor, à medida que a renda aumenta, também evolui em seu conhecimento tecnológico, o que o leva a buscar produtos mais robustos. Os consumidores que procuram por qualidade, e não por preço, têm um papel importante nesse processo.
O que o consumidor procura nos equipamentos?
O touchscreen, por exemplo, foi uma revolução iniciada lá atrás, com o iPhone, que mudou a cara dos celulares. Depois, ele evoluiu para os tablets. Hoje, os consumidores querem uma experiência de toque diferenciada.
Como o sr. analisa a participação governamental no setor de tecnologia?
Tem sido importante, mas há confusões. Há incertezas quanto ao ICMS em São Paulo nos últimos quatro meses, por exemplo. Uma portaria de Processo Produtivo Básico (PPB) influenciou a produção de ultrabook no Brasil, mas encarecendo-o, em vez de barateá-lo.
Colaboraram: Diego Marcel e João Varella