Depois de meses de trabalho em segredo, aproxima-se a hora em que o grupo News Corporation, de Rupert Murdoch, apresentará seu jornal especialmente desenhado para o tablet eletrônico iPad da Apple, “The Daily”.

Depois de alguns vazamentos na imprensa nas últimas semanas, Murdoch falou sobre o “The Daily” durante entrevista concedida a uma das cadeias de seu grupo, Fox Business Network, como um “projeto apaixonante” em curso. Mas preferiu não divulgar nenhum detalhe.

Segundo o New York Times, que citou dois colaboradores do grupo que preferiram não ter o nome divulgado, o “Daily” poderia ser lançado antes do final do ano, ou no começo de 2011.

Sasha Frere-Jones, crítico musical da revista The New Yorker, seria o encarregado do serviço cultural, sem, no entanto, deixar a seção que assina na revista do grupo Condé-Nast.

O tabloide New York Post, do grupo News Corp., poderia imprimir sua marca, com a contratação de seu chefe de redação Jesse Angelo e do ex-redator-chefe da página “Gente”, Richard Johnson.

O ex-chefe das atividades digitais do grupo competidor Viacom, Greg Clayman, foi também convidado para fazer parte do projeto.

Segundo a revista Forbes, foi proposto um orçamento 30 milhões de dólares para o ano do lançamento do plano, que contará com 150 funcionários.

O projeto reúne três paixões de Murdoch: os jornais, o iPad, e a busca de um modelo pago de edição digital.

O homem que construiu um império audiovisual com um só jornal ao começar a carreira, na Austrália natal, nunca renunciou à fascinação pela imprensa.

Desde o começo do ano, Murdoch também expressou várias vezes admiração pelo iPad, criado, segundo ele, para “mudar o jogo” dos meios de comunicação.

O tablet eletrônico da Apple “terá uma vendagem de dezenas de milhões de exemplares no mundo”, explicou em abril, “representará talvez a salvação da imprensa porque poupará os custos do papel, da impressão, dos caminhões de transporte”.

“Sou velho e amo a experiência táctil do jornal”, acrescentou Murdoch, 79 anos, ao destacar que o tablet eletrônico “não destruirá o jornal tradicional, mas trará para ele uma forma diferente”.

Oficialmente não se sabe se “The Daily” exigirá pagamento de assinatura, mas poucos têm dúvidas a respeito.

O Women’s Wear Daily diz que seu custo será de 99 centavos de dólar por semana, isto é, 4,25 dólares por mês.

O Wall Street Journal exige assinatura de acesso à totalidade de sua produção na internet, e na Grã-Bretaña, The Times e The Sunday Times lançaram sites pagos.

Murdoch fixou o objetivo de converter todos os sites de seus jornais em páginas pagas, e afirmou em agosto que todos os diários americanos fariam o mesmo, em breve.

O responsável pela edição eletrônica do News Corp., Jon Miller, declarou em entrevista realizada em julho em Aspen (Colorado, oeste) que o iPad poderia permitir aos jornais cobrar pela informação eletrônica depois de vários anos de modelo gratuito.

Para ele, o iPad e suas imitações poderiam abrir “um novo começo, talvez uma nova origem para a indústria dos meios de comunicação, uma oportunidade de fazer bem as coisas”.

cl/chr/sd