24/03/2010 - 0:39
Rússia e Estados Unidos chegaram a “um acordo sobre todos os documentos” a assinar para um novo tratado de desarmamento nuclear que deve suceder o START 1, disse nesta quarta-feira uma fonte do Kremlin.
“Chegamos a um acordo sobre todos os documentos que devem ser assinados”, declarou à AFP a fonte do Kremlin, que pediu para ter sua identidade preservada, antecipando que o novo tratado poderia ser oficialmente assinado em Praga.
Mais cedo, um alto funcionário americano havia confirmado, em Washington, que a Casa Branca esteve em contato com as autoridades tchecas e russas para permitir que a assinatura do tratado ocorra em Praga, embora não tenha dado uma data para a cerimônia.
Mikhail Marguelov, presidente do comitê de assuntos internacionais do Conselho da Federação (Câmara baixa do Parlamento russo), declarou, por sua vez, que “o texto está preparado”.
“Começamos a refletir sobre como levar adiante o processo de ratificação”, que se seguirá à assinatura do tratado pelos presidentes russo, Dimitri Medvedev, e americano, Barack Obama, acrescentou, em declarações à rádio Eco de Moscou.
Em Washington, um alto funcionário americano disse, no entanto, que os Estados Unidos e a Rússia “continuam acertando os últimos detalhes de um novo tratado START”.
Em Praga, o embaixador da Rússia na República Tcheca, Alexei Fedotov, confirmou a intenção de Moscou de assinar o novo tratado em um país do leste europeu.
O tratado de desarmamento sobre o qual as delegações russa e americana negociam há meses em Genebra deve substituir o START 1, assinado em 1991 e que expirou em 5 de dezembro de 2009.
Os meios de informação russos informaram que as autoridades russas e americanas desejam que o novo tratado seja assinado antes de uma cúpula sobre segurança nuclear, prevista para 12 e 13 de abril próximos, em Washington.
bur-bfi-mc/mvv