A Rússia começou a limitar o acesso ao Facebook, nesta sexta-feira (25), e acusa a rede social de censurar a mídia russa e violar os direitos humanos e de seus cidadãos.

“De acordo com a decisão do procurador-geral Roskomnadzor sobre a rede social Facebook, a partir de 25 de fevereiro, adota medidas para limitar seu acesso”, disse nota do Serviço Federal de Supervisão na Esfera das Comunicações, tecnologias da informação e comunicações em massa da Rússia, segundo o g1.

O governo russo alega que o Facebook restringiu as contas oficiais de quatro meios de comunicação: o canal de TV Zvezda, a agência de notícias RIA Novosti e os sites Lenta.ru e Gazeta.ru.

Otan afirma que Rússia pretende derrubar o governo da Ucrânia

Para a Rússia, essa ação da plataforma infringe uma lei federal que trata de “medidas para influenciar pessoas envolvidas em violações de direitos humanos fundamentais e liberdades, direitos e liberdades dos cidadãos da federação russa”.

O procurador-geral Roskomnadzor enviou solicitações à administração da Meta Platforms, controladora do Facebook, para remover as restrições e explicar o motivo delas, mas não teve resposta.