15/07/2021 - 3:44
China e a Rússia estão fortemente envolvidas na exploração espacial, particularmente no que diz respeito à pesquisa em Marte. O gigante asiático, de fato, já possui um veículo explorador que percorre a superfície marciana. Agora, os russos expressaram o desejo de construir uma usina nuclear no planeta como forma de garantir a presença de humanos lá.
Este projeto inovador foi proposto por uma subsidiária da agência espacial russa Roscosmos. Segundo a agência de notícias estatal Sputnik, a usina nuclear seria destinada a alimentar uma futura base russa no planeta vermelho.
+ Helicóptero da NASA se prepara para percorrer novas distâncias em mais um voo arriscado em Marte
Os responsáveis por essa ideia esperam usar a mesma tecnologia destinada ao Zeus, um projeto de rebocador espacial interplanetário, para alimentar o reator nuclear na superfície marciana.
O Arsenals Design Bureau da Rússia quer usar o rebocador para enviar uma usina nuclear independente a Marte e ter um sistema de pouso de pára-quedas para trazê-la à superfície.
Nos últimos meses, a agência espacial russa anunciou seus planos ambiciosos para os próximos 10 anos, incluindo o lançamento de uma estação espacial, missões tripuladas e não tripuladas à Lua, bem como a construção de uma base lunar em conjunto com a China.
No caso do Zeus, a ideia é que ele use um sistema de propulsão elétrica movido a energia nuclear para transportar cargas úteis por todo o sistema solar. De Roscosmos, eles também sugeriram que o rebocador poderia visitar outros planetas, incluindo Júpiter, em busca de vida extraterrestre.