A Rússia reagiu às sanções ocidentais por invadir a Ucrânia, impondo proibições de exportação de uma série de produtos até o final de 2022. A proibição abrange as exportações de equipamentos de telecomunicações, médicos, veiculares, agrícolas e elétricos, bem como alguns produtos florestais, como madeira.

O Ministério da Economia disse que outras medidas podem incluir a restrição de navios estrangeiros nos portos russos. O ministério acrescentou que as proibições de países que “cometeram ações hostis” foram “destinadas a garantir o funcionamento ininterrupto de setores-chave da economia”.

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A proibição de exportação inclui mais de 200 produtos. As medidas durarão até o final do ano. Cerca de 48 países serão afetados, incluindo os EUA e a UE. Os governos ocidentais impuseram uma série de sanções à Rússia, principalmente à compra de petróleo, e contra oligarcas bilionários vistos como próximos do presidente Vladimir Putin.

A ordem dizia que isenções de exportação podem ser feitas para as regiões separatistas da Ossétia do Sul e Abkhazia da Geórgia e para membros da União Econômica da Eurásia, liderada pela Rússia.

O primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Mishustin, disse que a proibição inclui exportações de bens feitos por empresas estrangeiras que operam na Rússia. Os itens incluem carros, vagões ferroviários e contêineres. Isso ocorre quando o ex-presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, alertou que os ativos pertencentes a empresas ocidentais que se retiraram da Rússia podem ser nacionalizados.

As empresas estão deixando em massa ou interrompendo investimentos, incluindo gigantes industriais e de mineração como Caterpillar e Rio Tinto, Starbucks, Sony, Unilever e Goldman Sachs.

Na quarta-feira, Moscou aprovou uma legislação que deu o primeiro passo para a nacionalização de ativos de empresas estrangeiras que deixam o país. E em um comunicado na quinta-feira, Medvedev disse: “O governo russo já está trabalhando em medidas, que incluem falência e nacionalização da propriedade de organizações estrangeiras.

“As empresas estrangeiras devem entender que retornar ao nosso mercado será difícil.” Ele acusou os investidores estrangeiros de criar “pânico” para os russos comuns que agora podem perder seus meios de subsistência.

A maior parte do que as nações ocidentais compram da Rússia é composta de matérias-primas. Petróleo e gás, claro, mas também metais como alumínio e níquel, sem contar o potássio e os fosfatos, amplamente utilizados em fertilizantes. O conflito já empurrou os preços desses bens para cima, em meio a temores de que os suprimentos possam ser interrompidos – e se permanecerem altos, isso causará problemas econômicos, principalmente na Europa.

Mas é improvável que a proibição da venda de vagões e locomotivas da Rússia cause muitas dificuldades. Nem as restrições à venda de máquinas agrícolas, por exemplo. Esses produtos são exportados – mas principalmente para países como Bielorrússia e Cazaquistão. A inclusão de veículos na lista é um problema para empresas como Stellantis – proprietária da Vauxhall, Peugeot e Citroen. Ela planejava exportar vans fabricadas na Rússia para a Europa e outras partes do mundo.

Mas, no geral, o impacto das contra-sanções parece mais simbólico do que significativo. Por outro lado, as restrições às exportações de matérias-primas – se a Rússia as introduzisse – poderiam ter um efeito muito mais dramático.

O presidente Vladimir Putin disse na quinta-feira que haveria “consequências negativas” para os mercados mundiais de alimentos devido às sanções do Ocidente, porque a Rússia é um grande produtor de fertilizantes agrícolas.