19/10/2013 - 7:00
Armamento
As negociações entre o Brasil e a Rússia no campo militar, enfim, decolaram. Na quarta-feira 16, o governo brasileiro fechou um contrato de US$ 1 bilhão para a compra de baterias antiaéreas e a construção conjunta de aviões de caça russos. Os equipamentos estarão disponíveis já em 2014, para uso antes da Copa do Mundo. O ministro da Defesa, Celso Amorim, afirmou que o País, diante da cooperação bélica, está pronto também para ajudar a desenvolver em o projeto russo Sukhoi T-50, que já conta com cinco protótipos voando e que servirá de base para um outro modelo a ser produzido em parceria com a Índia. E mais: a indústria aeronáutica russa participará, a partir de agora, da concorrência para venda de caças à Força Aérea do Brasil, já disputada pelos modelos F/A-18, da americana Boeing, o francês Rafale, da Dassault, e o Gripen, da sueca Saab.
Telefonia
A derrota de Slim
O magnata mexicano Carlos Slim, o homem mais rico do mundo, não tem conseguido repetir em solo europeu o sucesso de seus negócios na América Latina. Na quarta-feira 16, a América Móvil, uma das joias da coroa de Slim, anunciou que desistiu de tentar ampliar sua fatia de 30% na operadora telefonia móvel holandesa KPN. A fundação que controla a companhia bloqueou a oferta hostil de Slim. Ao que tudo indica, a América Móvil tentará vender suas ações e riscar a Europa de seu mapa.
Reino Unido
Cartão amarelo para a monarquia
Em tempos de austeridade fiscal no Reino Unido, seria natural esperar que a família real desse o exemplo e diminuísse a gastança do dinheiro público. Não é o que vem acontecendo. Um levantamento do parlamento britânico revelou que despesas pessoais da Rainha Elizabeth II aumentaram de 31 milhões de libras esterlinas, no ano fiscal de 2012, para 33 milhões de libras neste ano. O tesoureiro da monarca saiu em sua defesa, alegando que as despesas subiram em razão das festividades do Jubileu de Diamante. O orçamento total da família real, com seus 1,2 mil empregados, é de cerca de 60 milhões de libras por ano, o equivalente a R$ 210 milhões.
Curtas
O WPP, um dos maiores grupos de publicidade do mundo, com receita de US$ 17 bilhões em 2012, comprou a agência digital IM2.0, da China.
A Caixa usará contêineres para ampliar sua rede no País. As novas agências ajudarão o banco a ter 5 mil pontos até 2015, contra as atuais 3,8 mil agências.
A Toyota fechou por duas semanas sua fábrica na Venezuela por falta de matéria-prima. O governo local está atrasando a liberação de licenças de importação.
Varejo
Walmart vai encolher
O americano Walmart, maior grupo varejista do mundo, fechará cerca de 25 lojas no País, ainda neste ano – unidades que apresentam baixo desempenho. Ainda não se sabe quais pontos de venda fecharão as portas.
Bancos
Fim do sigilo
O sigilo bancário, um símbolo tão tradicional da Suíça quanto o chocolate e o canivete, está próximo do fim. O governo do país assinou, na terça-feira 15, um acordo no qual aceita cooperar com investigações internacionais. Com isso, governos de todo o mundo terão acesso a contas suspeitas. O país tem US$ 2,2 trilhões em depósitos, o equivalente ao PIB do Brasil em 2012.
Negócios
Eike vende porto
Um dos ativos mais valiosos do império X, do empresário Eike Batista, o Porto Sudeste, em Itaguaí (RJ), está sob novo comando. A mineradora MMX vendeu 65% do megaterminal marítimo, na segunda-feira 14, por US$ 400 milhões para a trading holandesa Trafigura e para o fundo Mubadala, de Abu Dhabi.
Azul
Pouso forçado na bolsa
O plano de voo da Azul Linhas Aéreas no mercado de ações terá de ser adiado. Na terça-feira 15, o processo de abertura de capital da companhia, iniciado em maio deste ano, foi cancelado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O órgão regulador do mercado de capitais não deu explicações sobre a decisão. A estreia da Azul na bolsa teria potencial de captação de cerca de R$ 1 bilhão, segundo estimativas de mercado. A empresa, que responde por 17% do mercado aéreo brasileiro, tem planos de assumir a liderança do mercado em dez anos, segundo o presidente David Neeleman.
Investimento
A estreia da Cotton On
O Brasil está na mira de algumas das mais badaladas redes internacionais do varejo de moda. Na semana passada, a australiana Cotton On – que possui quase 1,3 mil lojas em 16 países – anunciou que desembarcará no País no início de 2014, seguindo o mesmo caminho das rivais Gap, Forever 21 e Desigual, que já operam por aqui. Inicialmente, a marca abrirá suas unidades na capital paulista, mas o plano é levar a bandeira para as principais cidades brasileiras.
Números
R$ 1,78 – é o valor adicionado ao PIB com cada R$ 1 gasto com o Bolsa Família, segundo cálculos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
211 mil – foi o saldo positivo da criação de postos de trabalho no País em setembro, segundo o Ministério do Trabalho.
US$ 17,8 bilhões – é a atual carteira de pedidos da Embraer, uma alta de 43,5% na comparação com o terceiro trimestre do ano passado.
R$ 193,7 mil – é quanto o Itaú terá de pagar em indenização a um cliente portador do vírus HIV, que teve um crédito imobiliário negado em 2010. O banco diz que o cliente não apresentou apólice de seguro de vida, necessária para o empréstimo, e que repudia qualquer forma de discriminação.