11/01/2002 - 8:00
Michael O?Leary, presidente da companhia de aviação Ryanair, é visto como um lunático por seus companheiros, executivos do setor aéreo. Afinal, ele lotou suas 36 aeronaves em outubro, doando 300 mil bilhetes aéreos. Este mês, vai entregar outros US$ 6 milhões em viagens. E mesmo quando cobra dos passageiros, ele parece estar fazendo loucuras: um trecho ida-e-volta de Londres a Edimburgo pode custar US$ 3,7 (sim, menos de R$ 9) ? a concorrência não faz por menos de US$ 100. Já para a família irlandesa Ryan e para os 9 milhões de passageiros que voaram sob seu comando em 2001, O?Leary é visto como um gênio. Em 1990, o então consultor foi convidado para assumir um ?abacaxi?, a presidência da Ryanair. Fundada há cinco anos, a linha aérea tinha uma só rota e prejuízo anual de US$ 16 milhões. Aos 29 anos, O?Leary topou o desafio. Voou para Dallas e, no dia seguinte, trazia a solução: recriar a empresa usando uma fórmula que começava a fazer sucesso, as companhias ?no frills? (sem frescuras). Bastava transformar aviões em ônibus ? qualquer semelhança com a brasileira Gol não é mera coincidência. As empresas buscaram inspiração na americana SouthWest Airlines, pioneira neste mundo da ?aviação barata?.
Na Ryanair é assim. Revistas de bordo foram substituídas por menus de alimentos, que os comissários vendem no ar. Mas a maior novidade criada por O?Leary foi escolher três ?centros de operação?: Londres, Dublin e Bruxelas, de onde voa para 50 destinos. Detalhe: Londres, para O?Leary, é um eufemismo para Stansted ? um aeroporto que fica duas vezes mais distante que Heathrow, a principal porta de entrada londrina, e onde as operações são imensamente mais baratas. Com esta receita, a Ryanair ocupa o quinto lugar entre as gigantes européias, atrás de Lufthansa, British Airways, Air France e KLM. E o melhor: vem crescendo sem se endividar. Nos últimos seis meses, o faturamento atingiu US$ 77,4 milhões (39% a mais que em 2000). Não à toa, o próprio O?Leary prefere se definir como o ?Robin Hood da aviação européia?.