A reestruturação societária dentro da família Safra segue ocorrendo a passos largos. O banco anunciou que Esther Safra decidiu vender sua participação no grupo financeiro para os irmãos Jacob e David, no que chamou de “processo natural”, alinhado com a visão de longo prazo da instituição.

+‘Se depender de mim, não tem outra medida fiscal para 2025’, diz Lula

Os dois já haviam adquirido anteriormente a fatia pertencente ao irmão Alberto Safra, com quem firmaram um acordo no meio do ano passado, pondo fim a um impasse sucessório relacionado à herança de Joseph Safra. Nessa mesma ocasião, Alberto também vendeu sua participação na J. Safra Holding.

Quando esse acordo foi anunciado, no passado, a família Safra chegou a comunicar formalmente apenas a saída de Alberto, sem qualquer referência a mudanças na posição acionária de Esther Safra.

Segundo informações do jornal O Globo, nessas últimas semanas a empresária tem transferido suas participações em diversas empresas do grupo para os irmãos David e Jacob. Em meados de dezembro Esther já havia se desfeito de sua parte na J. Safra Holding S.A. Agora, concretizou a venda de sua fatia no Banco Safra.

Uma das mulheres mais ricas do Brasil, Esther atua como educadora e lidera a escola Beit Yaacov, estabelecida em São Paulo por meio da fundação da família Safra.

Atualmente, o banco acumula patrimônio de cerca de 21,4 bilhões de reais, com um lucro líquido de 2,1 bilhões no ano passado até o final de setembro.

Confira nota do Grupo Safra:

Jacob e David Safra adquirem a participação de sua irmã Esther no Grupo Safra, em um processo natural, alinhado com sua família e com a visão de longo prazo da instituição. A atuação de Esther sempre refletiu seu compromisso com a excelência e seriedade do grupo.

Tomei essa decisão com harmonia”, afirma Esther.

“O Grupo Safra sempre terá um lugar especial no meu coração. Tenho enorme respeito pelo legado da instituição que meu pai criou, muito carinho pelos meus irmãos e admiração pelo trabalho excepcional de Jacob e David, que estão conduzindo o grupo com competência e dedicação. Sei que, sob a liderança deles, o Grupo Safra continuará se fortalecendo.”

Esther expressa sua gratidão a todos que fazem parte do Grupo Safra. Essa transição reafirma o compromisso da família Safra com a continuidade e o crescimento sustentável do grupo.

A aquisição da participação acionária será feita com recursos próprios dos acionistas remanescentes e ainda aguarda aprovação dos reguladores”.

Herdeiros resolveram impasse de forma amigável em 2024

Em meados de julho de 2024, a Família Joseph Safra divulgou um anunciando que havia resolvido, de forma amigável, a disputa com Alberto pela herança do pai, Joseph Safra, que morreu em dezembro de 2020.

A fortuna dos Safra é avaliada em mais de US$ 16 bilhões, segundo o Índice de Bilionários da agência de notícias Bloomberg, e em mais de US$ 20 bilhões pelo ranking da Forbes.