O frio chegou e, com ele, as doenças respiratórias ficam mais atacadas. As baixas temperaturas combinadas com o tempo seco e as mudanças drásticas de tempo podem fazer com que rinite, sinusite, bronquite, faringite e otite apareçam cada vez mais. 

“Nos meses mais frios do ano temos um aumento dos casos de rinite e sinusite devido o clima frio e seco, que atuam como fatores irritativos da mucosa nasal. O tempo seco desidrata a mucosa, desencadeando um processo inflamatório, que pode virar uma rinossinusite. Além disso, o agravamento e concentração da poluição nos grandes centros impacta diretamente na piora do quadro”, afirma a doutora Cristiane Adami, otorrinolaringologista do Hospital Paulista.

+Motoristas e cobradores de ônibus de SP decidem fazer greve

Apesar de se manifestarem nessa época do ano, há muitas diferenças entre os sintomas de cada uma dessas doenças e como tratá-las. Confira algumas dicas. 

Rinite

Uma espécie de inflamação no nariz, o caso de rinite mais comum é a alérgica. Seus sintomas são, geralmente, obstrução nasal, coriza e coceira interna. Em uma época em que as pessoas vestem blusas que há muito tempo estão guardadas, poeira e ácaros podem ser um agravante para esse quadro. 

Outros tipos de rinite que não são causadas por alergias são a senil ou vasomotora; que geralmente acometem pessoas mais idosas por conta de uma alteração na saliva e que faz com que a pessoa fique com o nariz escorrendo; a medicamentosa, causada pelo uso em excesso de remédios para o nariz; e a química, que pode vir de um quadro gripal ou de variações de temperatura constante. 

O melhor tratamento da rinite alérgica é a limpeza do ambiente e uso de antialérgicos e sprays nasal. Quando for provada por bactérias, o ideal é o uso de antibióticos. 

Sinusite

Ao contrário da Rinite, a sinusite é uma inflamação que não acontece no nariz, mas nos chamados seios da face, cavidades aéreas dentro dos ossos do crânio que ajudam na circulação do ar que é inspirado e expirado. 

Por conta disso a sinusite provoca uma obstrução no nariz, secreção espessa, gotejamento, dor em pressão, que pode irradiar para os dentes e cabeça, diminuição do paladar e olfato. 

O tratamento da doença pode ser feito por meio de antibióticos ou com soro fisiológico. Inalações também podem facilitar a saída das secreções da região da face.

Bronquite 

A bronquite é uma inflamação que atinge os brônquios do pulmão e pode ser causada por vírus ou bactéria.

O paciente apresenta catarro, tosse e peito cheio, e as mudanças drásticas de temperatura podem piorar ainda mais o quadro. Quando o quadro é viral, são recomendados remédios contra a febre, nebulizações, fisioterapia respiratória e ingestão de líquido. Caso o quadro for bacteriano, é necessário o uso de antibióticos. 

Faringite 

A doença se trata de uma inflamação na região da faringe, nas garganta. A famosa dor de garganta pode acontecer com quem dorme de boca aberta ou tem obstrução nasal. É comum que a dor se mostre mais aguda na parte da manhã. 

Em seu caráter viral, ela pode ser causada quando dormimos com o cabelo molhado, ficamos sem blusa ou andamos descalço no frio. Ela também pode ser causada por bactérias. 

Otite

Esse tipo de infecção pode dar dor de ouvido e pode ser causada por vírus, após um resfriado. 

Também é uma doença muito comum em crianças, já que pode ser causada também após ela regurgitar o leite materno, que pode entrar na área do ouvido médio e provocar a inflamação.

A otite também pode ser causada por um aumento da adenóide, órgão que fica acima do céu da boca e interfere na comunicação entre o nariz e o ouvido, podendo fazer com que haja muito catarro na região.