Nesta segunda-feira (14) um eclipse solar poderá ser visto em algumas regiões do mundo, inclusive no Brasil, que não terá a chance de acompanhá-lo em sua totalidade, mas poderá ver o fenômeno parcialmente em algumas cidades do fim da manhã até início da tarde. O eclipse deve acontecer entre o meio-dia e fim do dia.

Se você mora nas cidades de Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Salvador será preciso seguir algumas dicas que podem salvar a sua visão no eclipse desta tarde, além de itens que podem ampliar a sua contemplação do fenômeno natural.

+ Dezembro terá conjunção de gigantes, eclipse solar e chuva de meteoros
+ Cervejaria paga até R$ 20 mil pra você ver eclipse na Patagônia

Óculos especiais ou máscara de soldador são dois itens que salvarão suas vistas de não machucarem ao olhar diretamente para o sol. Não vale usar óculos de sol convencionais, chapas de raio-X ou negativos de filmes, ou seus olhos vão ficar com danos permanentes. Telescópios, binóculos e câmeras podem ser aliados, mas precisam de filtros adequados.

Além disso, a Nasa e o Exploration, farão uma transmissão em tempo real do eclipse com diversas imagens de pontos do planeta para quem não conseguir acompanhar o fenômeno.