22/03/2023 - 15:18
O prazo para a declaração do Imposto de Renda sobre Pessoa Física (IRPF) começou no último dia 15 de março. Caso o contribuinte tenha tomado ou feito um empréstimo de mais de R$5 mil e tenha tido parcelas pagas em 2022 ele precisa ser declarado para a Receita Federal.
Quais empréstimos devem ser declarados?
Qualquer empréstimo, feito ou cobrado pelo contribuinte, deve ser declarado: os consignados, os de cartão de crédito, ou o cheque especial do banco. Até mesmo os chamados empréstimos informais, tomados com familiares ou amigos, devem ser declarados.
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Como preencher os empréstimos na declaração?
Na declaração do IR os empréstimos ainda em pagamento devem ser declarados na opção “Dívidas e ônus reais”. Confira o passo a passo:
- Acesse a plataforma e escolher entre as opções disponíveis: Criar Nova Declaração; Importar Dados IRPF anterior ou Importar Declaração Pré-Preenchida;
- Selecione a opção “Dívidas e Ônus Reais”;
- Quem possui empréstimo com garantia, financiamento ou consórcio deve escolher a ficha de “Bens e Direitos”, no código relativo ao bem;
- Escolha a especificação do credor;
- Em seguida, será aberto um novo formulário para especificar o código do agente financeiro que cedeu o empréstimo. Confira a lista:
Código | Agente financeiro | Especificação |
11 | Estabelecimento bancário comercial | Empréstimos concedidos por bancos |
12 | Sociedades de crédito, financiamento e investimento | Empréstimos concedidos por financeiras (instituições privadas que fornecem empréstimo e financiamento) |
13 | Outras pessoas jurídicas | Empréstimos concedidos por empresas de outros segmentos. |
14 | Pessoas físicas | Empréstimos concedidos por pessoa física |
15 | Empréstimos contraídos no exterior | Empréstimos contratados fora do Brasil |
16 | Outras dívidas e ônus reais | Empréstimos que não se enquadram nas opções anteriores |
- O próximo passo é inserir, no campo “Discriminação”, outras informações do empréstimo como motivo da contratação, número de parcelas, dados do agente financeiro ou se foi solicitado antecipação total ou parcial de parcelas;
- No campo “Situação” será preciso informar o valor total do empréstimo tomado e o quanto foi pago até o momento;
- Caso o contribuinte tenha mais de um empréstimo ativo, ele terá que declarar todos eles de forma independente na declaração e esses passos devem ser feitos com cada um deles.