O prazo para a declaração do Imposto de Renda sobre Pessoa Física (IRPF) começou no último dia 15 de março. Caso o contribuinte tenha tomado ou feito um empréstimo de mais de R$5 mil e tenha tido parcelas pagas em 2022 ele precisa ser declarado para a Receita Federal. 

Quais empréstimos devem ser declarados? 

Qualquer empréstimo, feito ou cobrado pelo contribuinte, deve ser declarado: os consignados, os de cartão de crédito, ou o cheque especial do banco. Até mesmo os chamados empréstimos informais, tomados com familiares ou amigos, devem ser declarados.  

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Como preencher os empréstimos na declaração? 

Na declaração do IR os empréstimos ainda em pagamento devem ser declarados na opção “Dívidas e ônus reais”. Confira o passo a passo: 

  • Acesse a plataforma e escolher entre as opções disponíveis: Criar Nova Declaração; Importar Dados IRPF anterior ou Importar Declaração Pré-Preenchida;
  • Selecione a opção “Dívidas e Ônus Reais”;
  • Quem possui empréstimo com garantia, financiamento ou consórcio deve escolher a ficha de “Bens e Direitos”, no código relativo ao bem;
  • Escolha a especificação do credor;
  • Em seguida, será aberto um novo formulário para especificar o código do agente financeiro que cedeu o empréstimo. Confira a lista: 
CódigoAgente financeiroEspecificação
11Estabelecimento bancário comercialEmpréstimos concedidos por bancos
12Sociedades de crédito, financiamento e investimentoEmpréstimos concedidos por financeiras (instituições privadas que fornecem empréstimo e financiamento)
13Outras pessoas jurídicasEmpréstimos concedidos por empresas de outros segmentos.
14Pessoas físicasEmpréstimos concedidos por pessoa física
15Empréstimos contraídos no exteriorEmpréstimos contratados fora do Brasil
16Outras dívidas e ônus reaisEmpréstimos que não se enquadram nas opções anteriores
  • O próximo passo é inserir, no campo “Discriminação”, outras informações do empréstimo como motivo da contratação, número de parcelas, dados do agente financeiro ou se foi solicitado antecipação total ou parcial de parcelas;
  • No campo “Situação” será preciso informar o valor total do empréstimo tomado e o quanto foi pago até o momento;
  • Caso o contribuinte tenha mais de um empréstimo ativo, ele terá que declarar todos eles de forma independente na declaração e esses passos devem ser feitos com cada um deles.