No primeiro Carnaval sem restrições desde a pandemia, as expectativas são grandes. O Ministério do Turismo projeta que 46 milhões de pessoas irão aproveitar as festividades em todo o País e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que o evento movimente R$ 8,1 bilhões. Surfando nessa onda estão as grandes varejistas de moda.

Segundo o diretor-executivo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), Edmundo Lima, dois motivos colaboram para que as empresas vejam na data uma boa oportunidade de negócio. O primeiro é a institucionalização do carnaval de rua nas grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, que a cada ano ganham mais investimentos, crescem em número de participantes e em estrutura.

A segunda razão para investir no Carnaval é a época do ano em que ele ocorre, um período fraco em vendas, uma vez que já acabaram as promoções e as coleções estão sendo trocadas. “Nos últimos anos esse tema ganhou relevância dentro da disponibilidade de produtos nas marcas, inclusive com um planejamento mais acurado, com desenvolvimento de uma linha completa que satisfaça a expectativa do consumidor”, disse Lima.

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Veterana do carnaval, a Riachuelo lança este ano sua 13a coleção focada na data. São 40 itens entre roupas e acessórios femininos, masculinos e infantis, tudo com muito brilho, animal print e personagens licenciados. Segundo a diretora de compras e estilo da Riachuelo, Claudia Albuquerque, a participação da grande festa brasileira cresce no desempenho da empresa, chegando a dobrar o número de modelos oferecidos de um ano para o outro. “Tudo que é de interesse do nosso consumidor, é do nosso interesse, e o carnaval vem ganhando cada vez mais força de vendas e já se tornou um dos principais períodos para o varejo”, afirmou.

Com foco maior no público masculino, a Reserva também caiu na folia. Pelo segundo ano a empresa investe em uma coleção em parceria com a escola de samba Mangueira, do Rio de Janeiro. O verde e rosa, cores da escola, dominam as criações, que foram para um lado mais esportivo. No total, 15 peças masculinas e cinco femininas estão disponíveis. “A gente vem percebendo o carnaval como boa oportunidade de venda, pois é o primeiro grande evento do ano”, disse o coordenador de estilo da Reserva, Felipe Castro.

Sustentabilidade

Um dos desafios das marcas é produzir coleções que sejam duradouras, alinhadas aos objetivos de sustentabilidade do setor. Essa foi a proposta da Hope Resort em sua terceira aposta no carnaval. A empresa criou biquínis e maiôs com modelagens com coberturas maiores e cores neon, mas ainda mantendo o estilo de peças no contexto de athleisure (estilo híbrido que combina roupas de ginástica e do dia a dia) em que se posiciona, para que possam ser usadas em outras ocasiões.

Esse é o primeiro lançamento da marca em parceria com a influenciadora Shantal Verdelho, diretora criativa da Hope Resort desde agosto de 2022. “Nos preparamos com a coleção Beach Folia para entregar às nossas consumidoras um estilo que traduz a energia dessa data, com peças confortáveis, versáteis e com muita informação de moda”, afirmou a sócia-diretora do Grupo Hope, Sandra Chayo.

A sustentabilidade também está nas maquiagens da Quem Disse, Berenice?, do Grupo Boticário. Em sua coleção há até um eco glitter sem plástico na composição. A marca também repete a colaboração com a Beats, da gigante de bebidas Ambev. A criação dos itens exclusivos para o período ainda considera o contexto de uso. “Os consumidores estarão expostos ao calor e ao suor, o que reforça a necessidade de makes com durabilidade e alta pigmentação, garantido cor e brilho para atender as expectativas dos foliões”, afirmou a diretora de marketing de maquiagem da Quem Disse, Berenice?, Mirele Martinez.