A empresa de cibersegurança Kaspersky descobriu três novas versões do vírus Prilex no Brasil, um tipo de malware usado para realizar fraudes por meio do pagamento por aproximação. 

O golpe funciona da seguinte forma: o consumidor realiza o pagamento por aproximação em uma máquina de cartão infectada, que não vai se concretizar, pois aparecerá uma mensagem de erro. Após isso, o dispositivo pedirá para que o cliente insira o cartão. O golpe se dá aí. 

+Alec Baldwin é acusado formalmente por tiro no set; relembre o caso

O objetivo dos cibercriminosos é forçar a vítima a inserir o cartão físico no leitor, de modo que o malware possa capturar os dados da transação, incluindo o número do cartão físico. 

A empresa explica que a tecnologia do pagamento por aproximação é mais segura, pois criam um número de cartão único para cada pagamento, não sendo assim possível realizar o rastreio e a clonagem dos dados. 

Como se proteger

Em época de carnaval, o cliente deve ficar ainda mais atento com as fraudes de pagamento. A melhor alternativa, caso a mensagem de erro apareça na maquininha, é não inserir o cartão e optar por outro modo de pagamento, como dinheiro ou Pix. 

Assim que observar algum pagamento que você não reconheça, entre em contato com a instituição financeira e faça um boletim de ocorrência.