Com a avalanche de vazamentos de dados nos últimos meses, sempre orquestradas por hackers que atacam sistemas de grandes empresas, as pessoas estão vulneráveis a ataques ilegais utilizando o CPF.

Para se proteger desses golpes e monitorar o seu CPF, é possível utilizar ferramentas de alguns sites para evitar surpresas desagradáveis com o seu nome.

Como posso monitorar meu CPF?

Além de dicas simples como evitar compartilhamento de dados na internet, nos e-mails, em sites suspeitos, e de guardar seus documentos em locais seguros, você pode se cadastrar em alguns sites de canais oficiais que ajudam na tarefa de proteger o seu CPF:

Serasa;

Serasa Premium (pago);

Registrato;

SPC Consumidor;

SPC Avisa (pago).

O que fazer quando descobrir que alguém usou meu CPF?

– Se você foi furtado, ou perdeu o documento, o primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência para se proteger de eventuais compras no seu nome.

– Se alguém comprou no seu nome sem sua autorização, a dica é pegar o boletim e notificar a empresa que recebeu o pedido, além de comunicar o banco. Nesses casos, se a empresa não aceitar o fim do débito aberto, você pode acionar o Procon, ou ajuizar ação em Juizados Especiais, os fóruns de pequenas causas.