26/10/2022 - 10:14
Na próxima semana completa-se um ano do Leilão 5G realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em meio ao frisson daquele pregão, ocorrido nos dias 4 e 5 de novembro de 2021, era grande a expectativa sobre o impacto da quinta geração da internet móvel sobre o agronegócio. A expansão da conectividade daria condições para avançar mais rapidamente com o desenvolvimento da agropecuária de precisão. Já haveria um grande salto apenas com a chegada do 4G, um dos compromissos da negociação.
Os benefícios do campo conectado passam por ganhos operacionais, financeiros e ambientais; facilidades comerciais; maior amplitude educacional; e até por mais segurança. Para se ter ideia, a rotina do mapeamento off-line de ervas daninhas nas lavouras, ainda que utilize tecnologias ágeis e versáteis como os drones, pode levar até 12 horas entre captação, descarregamento e análise dos dados. “Com tudo conectado, esse tempo cai para 3,5 horas”, afirmou o presidente-executivo da Conexis, Marcos Ferrari.
+ Agrotoken estreia no Brasil pelo MT com foco no potencial do “barter” agrícola
A Conexis é a entidade representativa das empresas de telecomunicação, que têm algum nível de desenvolvimento no meio rural, de acordo com Ferrari. “Seja em parceria com os produtores, seja com as empresas do setor. Ou até mesmo com órgãos de pesquisa”, disse o executivo. É dessa forma que a conectividade tem avançado no agronegócio, enquanto a cobertura da internet consequente do Leilão 5G não chega de fato. Um exemplo é o programa Campo Conectado, ação conjunta entre a Claro e a John Deere Brasil visando à agricultura 5.0.
Quem contrata essa cobertura 4G, sem precisar investir em infraestrutura, pode acompanhar on-line toda a atividade 24 horas por dia, sete dias por semana, com a internet e a tecnologia embarcada nas máquinas. “O produtor pode enxergar os dados onde estiver e até enviar decisões diretamente aos equipamentos”, disse o presidente para o Brasil e vice-presidente de Vendas e Marketing para América Latina da John Deere, Antonio Carrere. Esse mesmo sinal também ilumina vários quilômetros quadrados ao redor das fazendas, favorecendo as comunidades do entorno.