O governo federal anunciou que vai zerar dívida de alguns dos beneficiários que tem contrato com o programa Minha Casa Minha Vida. A medida vale para quem recebe o Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Nas modalidades subsidiadas do MCMV (FAR, FDS e Rural), os beneficiários do Bolsa Família e do BPC serão isentos do pagamento das prestações.

+ Beneficiários de BPC e Bolsa Família terão gratuidade no Minha Casa, Minha Vida

Também terão seus contratos quitados aquelas famílias que já pagaram sessenta ou mais prestações, no caso de moradias em áreas urbanas, ou 1% do valor do contrato, no caso de moradias em áreas rurais.

Segundo anúncio do Ministério das Cidades, as pessoas que têm imóveis financiados pelo programa já podem saber se terão direito à quitação do seu contrato. Para isso, basta procurar o banco financiador da operação: a Caixa ou o Banco do Brasil.

Para contratos firmados com a Caixa: os beneficiários podem consultar se estão enquadrados nos critérios estabelecidos pela Portaria:

  • apenas digitando o CPF no site do banco;
  • Ou abrindo o aplicativo Habitação Caixa, Internet Banking ou o Caixa Tem.

Se o contrato estiver de acordo com os critérios definidos pelo governo, o cliente será avisado com uma mensagem de que seu contrato foi liquidado e o termo de quitação será emitido até 20 de janeiro de 2024.

Para contratos feitos com o Banco do Brasil: aqueles que tenham contratado o financiamento pelo Banco do Brasil devem consultar:

  • pela Central de Relacionamento BB no telefone 4004-0001 (opção 2, em seguida digitar seu CPF);
  • ou procurar qualquer Agência do Banco do Brasil.