A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou um surto da doença do vírus Marburg, uma espécie de primo do Ebola, em Gana. Duas mortes foram confirmadas. 

A doença é uma febre hemorrágica, causada por um vírus altamente infeccioso. Os casos foram de um homem de 26 anos e um de 51, sem qualquer relação entre eles, na região de Ashanti, no sul de Gana. 

+Por que a varíola dos macacos se espalhou agora?

 “As autoridades de saúde responderam rapidamente, preparando-se para um possível surto. Isso é bom porque, sem ação imediata e decisiva, o Marburg pode facilmente sair do controle. A OMS está no local apoiando as autoridades de saúde e agora que o surto foi declarado, estamos mobilizando mais recursos para a resposta”, disse o Dr. Matshidiso Moeti, Diretor Regional da OMS para a África.

As mortes dos dois homens aconteceram nos dias 27 e 28 de junho, mas os resultados só foram confirmados na última segunda-feira (18), quando eles voltaram de análise no Instituto Pasteur, em Dakar, no Senegal. 

Quais os sintomas? 

A OMS aponta que a doença pode começar abruptamente, com febre alta, dor de cabeça intensa e mal-estar. Muitos pacientes desenvolvem sinais hemorrágicos graves dentro de sete dias. 

Os dois homens que morreram em Gana tiveram diarreia, febre, náuseas e vômitos. Um deles faleceu no mesmo dia em que deu entrada no hospital e o outro, um dia depois. 

Como contrair? 

A doença é transmitida às pessoas por morcegos frugívoros e se espalha entre humanos através do contato direto com os fluidos corporais de pessoas, superfícies e materiais infectados. As taxas de mortalidade de casos variaram de 24% a 88% em surtos anteriores, dependendo da cepa do vírus e da qualidade do gerenciamento de casos. 

A médica infectologista do HSANP Laís Seriacopi explicou que a maior parte das pessoas que contraem a doença só consegue diagnóstico tardio e que por isso é preciso ficar muito atento com os sintomas e se proteger. 

“A pessoa pode sentir uma dor de cabeça intensa como sintoma. Pode haver também um distúrbio de coagulação, em que a pessoa praticamente morre sangrando”, explicou. 

Pode chegar ao Brasil?

Ainda não há nenhum caso confirmado da doença fora de Gana, mas todos os surtos anteriores do Marburg não saíram do continente africano em Angola, República Democrática do Congo, Quênia, África do Sul e Uganda. A OMS já entrou em contato com países vizinhos e eles já estão em alerta. 

De acordo com Seriacopi, a doença pode chegar ao Brasil como qualquer outra e é preciso evitar contatos com morcegos, cavernas ou pessoas que estão contaminadas.

Como é o tratamento?

Embora ainda não existam vacinas ou tratamentos antivirais aprovados para tratar o vírus, cuidados como reidratação com fluidos orais ou intravenosos e o tratamento de sintomas específicos podem melhorar o quadro da doença, de acordo com a OMS.

Já estão sendo estudados vários tratamentos potenciais, incluindo produtos sanguíneos, terapias imunológicas e terapias medicamentosas, bem como vacinas candidatas com dados de fase 1.