O penúltimo feriado de novembro de 2023 acontece nesta quarta-feira, 15, data em que se celebra a Proclamação da República. Órgãos públicos, como Correios, agências bancárias e INSS não terão funcionamento, retornando ao expediente normal apenas na quinta-feira, 16. O mesmo deve ocorrer para o Dia da Consciência Negra, no próximo dia 20 de novembro.

+ São Paulo deve bater 40ºC na semana; veja previsão para os próximos dias e quando deve chover

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento presencial ao público nas agências bancárias nesta quarta, e no Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro (segunda-feira), nos estados e municípios onde a data é feriado. Nos dias 16 (quinta-feira), 17 (sexta-feira) e 21 de novembro (terça-feira), os bancos abrem normalmente nas localidades que não tiverem feriados municipais.

As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos dos bancos (internet e mobile banking). As contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e os carnês com vencimento no dia 15/11 ou 20/11 poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil ao feriado.

No caso dos Correios, as agências ficarão fechadas no dia 15, voltando a funcionar no dia seguinte. A Central de Atendimento dos Correios (CAC) estará disponível de forma automatizada, por meio do Chat ou do Fale Conosco (https://www.correios.com.br/); ou pelos telefones 0800-725-7282, 0800-725-0100 e 3003-0100.

O mesmo vale para agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O atendimento pelo telefone 135 funcionará apenas para serviços automatizados. Mas as atividades voltam ao normal na quinta-feira.