O Google realizou, nesta quarta-feira 26, o primeiro dia do Google I/O, evento no qual ela conversa diretamente com seus parceiros de desenvolvimento. Para o mercado, o encontro que acontece no Moscone West Convention Center, em São Francisco, é interessante para descobrir as novidades que o Google está apostando e onde a empresa vê oportunidades.

Confira as novidades do primeiro dia de evento:

Uma das reclamações sobre as tevês inteligentes era que elas não tinham um bom sistema para interação. O Google quer resolver isso. Durante seu evento, o buscador anunciou que o Android vai ganhar uma nova versão: para televisores. Sony, TP Vision e Sharp vão lançar os primeiros aparelhos de tevê com sistema Android TV.

A Amazon saiu na frente, mas o Google anunciou que seus projetos para imagens com profundidade que dão impressão de terceira dimensão em telas de smartphones estão em curso. A LG está trabalhando ao lado da empresa de Mountain View na tarefa.

Pela primeira vez, as funcionalidades do sistema operacional para vestíveis da companhia foram esmiuçadas. O Android Wear chega ao mercado este ano em aparelhos da LG e Motorola. O Google também anunciou a entrada da Samsung para o grupo de adeptos de sua plataforma.

O primeiro automóvel usando a versão para veículos do sistema operacional Android chega ao mercado ainda este ano. O Google também anunciou que 25 montadoras estão trabalhando em carros com a plataforma do buscador. Ele será baseado na comunicação por voz, para que o motorista não tire os olhos da estrada.

Satisfação era o sentimento estampado no rosto dos executivos do Google falando sobre o Chromebook. Apesar de ainda não ter números de topo nas vendas, as críticas sobre o aparelho são positivas. Para tornar a experiência do dispositivo mais integrada, ele agora vai rodar algumas aplicações desenvolvidas para celulares inteligentes e sua integração com smartphones Android será maior.

O Google Drive ganhou ferramentas para acirrar a competição com Drop Box e outras gigantes no mundo corporativo. Agora, os dados serão codificados e a ferramenta terá opções de automação para quem usar a nuvem do Google para trabalhar. Para o consumidor final: mais espaço de armazenamento.

A ferramenta para streaming de conteúdo no televisor Chromescast ganhou novas funcionalidades. Agora é possível, por exemplo, espelhar o celular na tela da tevê. Só os smartphones de topo de linha terão a opção, contudo.

O buscador lançou uma plataforma de desenvolvimento para fitness. Todos os aplicativos que aderirem ao sistema do Google terão seus dados coletados e concentrados em uma base única que vai reunir as informações físicas sobre o usuário.

A rede social Google Plus sempre foi bastante impulsionada pela empresa. Mas, este ano ficou de fora do evento da companhia. Nenhuma das palestras foi focada na plataforma que sofre para conquistar usuários.