06/08/2021 - 13:22
Com a pandemia da covid-19 entrando em uma fase crítica, em que a vacinação avança no mundo todo, mas a variante Delta do coronavírus avança junto, muitos países estão cautelosos na reabertura total de suas fronteiras. Atualmente 42 países estão com restrições leves para a entrada de brasileiros, 28 estão com restrições moderadas e 85 estão com restrições fortes.
Nesses locais com restrições moderadas e fortes, o requisito mais comum é exigir a vacinação completa (com as duas doses de algum imunizante ou dose única) das pessoas que querem entrar em alguma região. Em locais como África do Sul, Croácia e Líbano, que contam com restrições moderadas, as autoridades pedem que os turistas façam quarentena por alguns dias. Naqueles com restrição total, a entrada de turistas não é permitida, a não ser que exista alguma condição urgente para a viagem.
+ Fiocruz alerta para novas variantes do vírus da covid-19
A Skyscanner, empresa que oferece serviço de compra de passagens aéreas, desenvolveu uma ferramenta que acompanha em tempo real a situação das barreiras sanitárias contra viajantes que saíram do Brasil. No mapa é possível ver quais são as condições para entrada dos brasileiros e o que as autoridades estão exigindo nos aeroportos.
Boa parte dos países europeus, asiáticos, da Oceania e da América do Norte, estão com restrições fortes para passageiros que tenham saído do Brasil. Isso significa que possivelmente você não vai conseguir entrar nesses países.
Quem está restringindo o acesso de turistas brasileiros?
Alguns dos 42 países que estão com restrições leves são esses:
– Irlanda;
– México;
– Costa Rica;
– Egito;
– Sérvia;
– Ucrânia;
– Emirados Árabes Unidos;
– Venezuela;
– Porto Rico.
Alguns dos 28 países com restrições moderadas:
– Paraguai;
– Equador;
– Cuba;
– África do Sul;
– Croácia;
– Marrocos;
Alguns dos 85 países com restrições fortes:
– Estados Unidos;
– Canadá;
– Japão;
– China;
– Reino Unido;
– Alemanha;
– França;
– Itália;
– Espanha;
– Bolívia;
– Peru;
– Argentina;
– Chile;
– Rússia;
– Grécia;
– Turquia;
– Austrália;
– Nova Zelândia;
– Filipinas.