29/09/2024 - 14:00
Maior rede de franquias de óculos escuros do país, a Chilli Beans possui hoje quatro modelos de loja, com custo de investimento inicial a partir de R$ 100 mil.
A empresa também criou em 2019 um segmento de ótica que tem agora o objetivo de chegar a 400 unidades inauguradas até 2025.
+ Chilli Beans quer abrir 400 óticas, com aposta em óculos de grau
“A Chilli Beans não busca apenas um investidor, mas alguém que queira estar presente no ponto de venda, no dia a dia, junto dos seus colaboradores, motivando-os e evoluindo junto de toda a rede”, diz a empresa eu seu site para possíveis franqueados.
A empresa também afirma que seu franqueado ideal é alguém que guarda dinheiro há muito tempo, e que por isso consideram que “esse investimento é maior que apenas dinheiro”.
Para se tornar dono de uma das unidades da Chilli Beans, o primeiro passo é preencher o formulário disponível neste link. A partir daí, o interessado passará por uma “avaliação do franqueado” em que, nas palavras da empresa, a Chilli avaliará o candidato, e o candidato examinará se a empresa de fato encaixa em seus propósitos.
Após a avaliação pessoal, ocorre o exame do capital e da localização da futura loja. Depois, é assinado o contrato e paga a taxa de franquia. Por fim, ocorre a prospecção do ponto comercial e o treinamento da nova equipe.
Modelos de franquia disponíveis
Ótica de rua
Dados fornecidos pela empresa afirmam que os óculos de grau representavam 20% das vendas da rede até 2020,e hoje chegam a 50%. “Nossa ótica vem com o objetivo de ser acessível e transformar os óculos de grau em um acessório de moda”, afirma o head de Expansão da Chilli Beans e Ótica Chilli Beans, Eduardo Félix.
O modelo de ótica de rua é no entanto o segundo mais caro das franquias da Chilli Beans, com investimento total estimado de R$ 190 mil.
As unidades no modelo ótica confeccionam lentes de grau com as armações da Chilli Beans. Seu formato busca ser mais flexível do que as óticas tradicionais, com a possibilidade dos clientes pegarem as armações nas prateleiras para provarem.
Área média: 35 metros quadrados
Investimento total (estimativa que abrange obra, móveis, estoque inicial, equipamentos óticos, taxa de franquia e capital de giro): R$ 190 mil
Taxa de franquia: 15mil
Capital de Giro: 30mil
Fundo de Marketing: 3%
Royalties: 15% incluso no valor do produto
Venda média balcão: R$ 68 mil
Lucratividade média: 14%
Payback médio: 27 meses
Loja de Rua
A tradicional loja de óculos escuros em seu formato para pontos na rua.
Área média: 20 metros quadrados
Investimento total (estimativa que abrange obra, móveis, estoque inicial, equipamentos óticos, taxa de franquia e capital de giro): R$ 170 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Capital de Giro: 30mil
Fundo de Marketing: 3%
Royalties: 15% incluso no valor do produto
Venda média balcão: R$ 78 mil
Lucratividade média: 14%
Payback médio: 27 meses
Loja de shopping
O principal modelo da rede, instalado dentro de shopping centers e galerias para comercializar o portfólio completo de óculos escuros.
Área média: 35 metros quadrados
Investimento total (estimativa que abrange obra, móveis, estoque inicial, equipamentos óticos, taxa de franquia e capital de giro): R$ 200 mil
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Capital de Giro: R$ 40mil
Fundo de Marketing: 3%
Royalties: 15% incluso no valor do produto
Venda média balcão: R$ 98 mil
Lucratividade média: 14%
Payback médio: 27 meses
Quiosque
Modelo que facilita a instalação de unidades da Chilli Beans em shoppings e galerias, através da possibilidade de aproveitar espaços em corredores. É também o tipo de franquia mais barato oferecido pela rede.
Área média: 9 metros quadrados
Investimento mínimo(estimativa que abrange obra, móveis, estoque inicial, equipamentos óticos, taxa de franquia e capital de giro): R$ 130 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Capital de Giro: R$ 30mil
Fundo de Marketing: 3%
Royalties: 15% incluso no valor do produto
Venda média balcão: R$ 82 mil
Lucratividade média: 14%
Payback médio: 27 meses
Eco Chilli
Com foco em sustentabilidade, este quiosque utiliza apenas plástico reciclado em sua estrutura. Também introduz uma mudança no modelo de negócio: óculos antigos ou quebrados de qualquer marca entregues nestas unidades viram R$ 50 de desconto em qualquer produto.
Área média: 16 metros quadrados
Investimento mínimo(estimativa que abrange obra, móveis, estoque inicial, equipamentos óticos, taxa de franquia e capital de giro): R$ 100 mil
Taxa de franquia: R$ 15 mil
Capital de Giro: R$ 20 mil
Fundo de Marketing: 3%
Royalties: 15% incluso no valor do produto
Venda média balcão: R$ 40 mil
Lucratividade média: 18%
Payback médio: 24 meses