Na reta final dos preparativos para a 31ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo, com a abertura marcada para o sábado, dia 22, a organização do evento recebeu uma notícia mais que auspiciosa: o reconhecimento pela Prefeitura de São Paulo como um dos Eventos Estratégicos da Cidade – ao lado de acontecimentos que hoje simbolizam a capital como o GP de Fórmula 1, a Virada Cultural e o Réveillon da Avenida Paulista. É um feito e tanto quando se considera que havia sete anos que o salão não acontecia.
“Não se trata apenas da edição de 2025, mas do Salão Internacional do Automóvel. Não podemos cravar como e quando, mas nossas conversas já são para 2027. Na edição atual estamos validando conceitos para as próximas”, disse Lucas Valente Pimentel, diretor de Marketing da RX, organizadora da mostra.
Após um hiato de sete anos, o maior evento automotivo do País volta bem distinto do último, realizado em 2018. A começar pelo cenário, com a mostra voltando ao Anhembi, sua casa desde 1970. “Com o tempo o complexo deixou de atender a contento tanto os visitantes quanto os expositores. Mas a recente reforma recuperou as condições necessárias”, explica Pimentel. “Como havia uma relação visceral e aspiracional entre o evento e o local, não foi tão difícil juntar uma coisa e outra. O fator nostálgico sempre foi levado em conta”, revela.

Maior pista de testes do mundo

Além da transferência do São Paulo Expo, na Zona Sul, para o Distrito Anhembi, na Zona Norte, o evento será marcado pelas experiências oferecidas aos visitantes. “Pensamos em um salão para atender a todos os tipos de bolsos, tribos e gostos. Logo na entrada oferecemos uma experiência sensorial, com imagem e som, para que o visitante entre já sentindo a adrenalina de estar voltando para algo grandioso”, conta o executivo. De acordo com Pimentel, uma das principais demandas do público era poder experimentar os carros do evento. “Com mais de 14 mil metros quadrados de pista, este será o salão com a maior pista de testes do mundo”, adianta.

No pavilhão do Anhembi, o Salão de 2025 receberá o público – estimado em 650 mil pessoas – com estandes de 500 metros quadrados, o que, segundo a organização, permitirá ao público transitar de maneira mais fluida e intuitiva pelas ruas, agora mais organizadas. A inspiração para as novidades vem de eventos internacionais como principais salões do mundo, entre eles o de Paris e o de Munique.

Para que o evento de fato saísse do papel e voltasse em tamanha escala, Pimental explica que foi decisivo o envolvimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da associação dos fabricantes de veículos. “Nunca deixamos de pensar no Salão, sempre esteve na nossa agenda. Mas, com o emprenho do governo federal e com a articulação da Anfavea, os interesses se alinharam: um pavilhão que desse conta, um formato que desse conta de atender as necessidades dos expositores e os desejos do público e as montadoras acreditando e topando entrar”, conclui.

Chineses e clássicos ganham destaque

Outrora dominado por fabricantes tradicionais, o Salão de São Paulo será marcado em seu retorno pela forte presença das marcas chinesas, que conquistam cada vez mai espaço – e vendas – no mercado nacional.

Recém-chegadas como MG Motor, Changan, GAC, Omoda Jaecoo, Geely e Leapmotor estarão lá, o lado de outras já bem conhecidas dos brasileiros como GWM e BYD (que também traz sua marca de luxo, Denza). “As marcas chinesas estão cada vez mais presentes nas ruas brasileiras e ganhando espaço no mercado. É natural que desejem mostrar seus produtos, se fazerem conhecidas, e portanto reforçam o papel do salão como vitrine das novidades da indústria automotiva”, argumenta Pimentel.

As montadoras tradicionais, claro, vão reagir. Uma das principais atrações no estande da Fiat será o Abarth 600e Scorpionissima, o modelo mais potente da marca, com 280 cv potência e 345 Nm de torque. Desenvolvido pela Stellantis Motorsport e testado em banco de provas da Fórmula E, o modelo rompe os 100 km/h em 5,85 segundos.
“O Salão do Automóvel é um símbolo da paixão do brasileiro pelos carros. Como marca que mais vende veículos no Brasil e que tem forte relacionamento com o consumidor a Fiat não poderia ficar de fora”, diz Frederico Battaglia, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul. “Esse contato direto com o público será essencial para termos trocas valiosas que nos ajudem a continuar moldando o futuro da mobilidade no Brasil”, afirma.
Outro destaque da Stellantis no Salão de São Paulo será o Jeep Avenger, que teve produção confirmada para o Polo Automotivo de Porto Real (RJ), que atualmente fabrica os Citroën Basalt, Aircross e C3. O grupo tratá ainda a novíssima Dakota, picape imponente da marca RAM.

A sul-coreana Kia preparou uma batelada de novidades. Renovados pela nova identidade visual da marca sul-coreana, os utilitários esportivos Sportage, Stonic e Sorento vão direto do evento para as concessionárias da marca. De estilo controverso, a picape Tasman marcará a estreia da empresa no segmento em 2026, quando também chegarão os inéditos K4, (hatch e sedã), EV3 e PV5 – esta uma rival direta da VW ID.Buzz, a Kombi elétrica.

A Renault vai apresentar o recém-lançado Boreal, primeira aposta da marca francesa no segmento de SUVs médios, hoje encabeçado por Toyota Corolla Cross e Jeep Compass, que já ultrapassaram mais de 50 mil emplacamentos no ano. Com preços entre R$ 180 mil e R$ 215 mil, tem estilo e conteúdo para quebrar a hegemonia dos líderes.

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Lamborghini Revuelto LP (Foto: divulgação)

Lamborghini Revuelto LP é uma das supermáquinas confirmadas (Foto: divulgação)

Clássicos e superesportivos

Até mesmo os clássicos servirão para destacar o legado das fabricantes tradicionais. Maior exemplo vem do estande do Museu Carde, que deve atrair os entusiastas com os superesportivos Ferrari F40 e Jaguar XJ220. Lançado em 1987, o esportivo italiano foi a estrela da edição de 1990 do Salão de São Paulo – uma semana depois de ganhar as ruas de Brasília (DF) com o então presidente da República, Fernando Collor de Mello, ao volante.

O carro dirigido por Collor hoje pertence a uma coleção de Ribeirão Preto (SP). O do Salão de 2025 é a segunda unidade da F40 de que se tem notícia no Brasil. “Ela seguiu de Maranello para um colecionador japonês, que a manteve por quase toda sua vida. Até que a vendera para um comerciante de esportivos na Alemanha, onde fomos buscá-la justamente pelo histórico de poucos proprietários. O carro tem 11 mil quilômetros e, o principal, o certificado de autenticidade da Ferrari Classiche”, explica Luiz Goshima, diretor do Carde.

Entre os clássicos nacionais, destaque para dois fora-de-série: Uirapuru e Hofstetter 001, o protótipo do modelo. O espaço do museu comportará também um VW Gol GTi, um Dodge Dart e uma Kombi – não qualquer Kombi, mas exatamente o mesmo exemplar que se apresentou no Salão do Automóvel de 1960, ainda realizado no Parque do Ibirapuera.

Em uma área batizada como Dream Lounge, os organizadores exibirão modelos conhecidos como supercarros, seja pela potência, luxo ou simplesmente pelos preços estratosféricos. Um deles é o Rolls-Royce Cullinan Novitec Spofec Overdose, um dos SUVs mais luxuosos do mundo, equipado com motor V12 e avaliado em mais de R$ 8 milhões. Outro é o impressionante Lamborghini Revuelto LP 1015-4, superesportivo híbrido de última geração, que acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos e tem seu preço estimado em mais de R$ 7,5 milhões.

O espaço também contará com o Chevrolet Corvette Stingray 1 LT conversível, um dos esportivos mais famosos da história, equipado com motor V8 6,2 litros de 495 cv. Destaque ainda para o McLaren Artura, primeiro plug-in híbrido da fabricante britânica, recentemente eleito Carro de Performance do Ano de 2025 pela revista Auto Express, e para o Porsche 992.2 GT3 PTS, com preço estimado em aproximadamente R$ 2 milhões.

A seleção dos carrões inclui ainda o único Lamborghini Aventador SV em solo brasileiro, avaliado em R$ 8,5 milhões; uma Ferrari 12 Cilindri, que teve sua primeira unidade colocada à venda no Brasil no primeiro trimestre de 2025 por R$ 7,9 milhões, e um Ford GT Carbon Series, edição especial do lendário Ford GT em fibra de carbono,  avaliado em R$ 10 milhões.

Para viver essa experiência exclusiva é preciso adquirir um ingresso VIP que oferece experiências exclusivas, incluindo serviço de bar, e cenários instagramáveis para quem quiser registrar a visita às altas esferas do automobilismo.

31º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

De 22 a 30 de novembro de 2025 – Distrito Anhembi – São Paulo/SP.

Rua Olavo Fontoura, 1209

Ingressos: www.salaodoautomovel.com.br