A coreana Samsung entrou na briga pelo cativo e crescente mercado de TVs de altíssima definição, conhecidos como aparelhos de resolução Ultra HD 4K. Na noite de segunda-feira, 18, a empresa apresentou em São Paulo, capital, sua nova linha de televisores. A novidade é uma nova tecnologia chamada de “Pontos Quânticos”. O recurso, exclusivo da Samsung, promete melhor qualidade de imagem, com cores mais puras e níveis de brilho e contraste diferenciados.

“Estamos muito satisfeitos de trazer esta tecnologia ao Brasil e esperamos que seja um grande sucesso de vendas”, afirma Jong Won Park, presidente da Samsung no Brasil.

Os produtos, que serão fabricados no Brasil, chegam ao mercado em quatro modelos diferentes sendo três com telas curvas. As polegadas disponíveis variam entre 49 a 88 polegadas. Os preços começam em R$ 6.599 para 49 polegadas, podendo chegar a R$ 100 mil na TV de 88 polegadas.

Em 2016, a  estimativa da Samsung é que o mercado de TVs com tecnologia 4K no Brasil representasse algo em torno de 300 mil aparelhos. Neste ano, apesar da crise econômica, as projeções são de vendas que ultrapassem 700 mil unidades.

Pontos Quânticos

A Samsung diz estar à frente das concorrentes LG e Sony, que também neste mês de julho lançam uma gama de produtos na linha 4k aos consumidores brasileiros.

Segundo a empresa, a tecnologia de “Pontos Quânticos” são melhores que a da concorrência (tecnologia Oled) por serem cristais, menores que o DNA humano, que substituem os tradicionais filtros de cores das TV´s convencionais e são capazes de formar cores mais puras.

Combinada com o painel de 10 Bits, as novas TVs da Samsung são capazes de reproduzir mais de 1 bilhão de cores – 64 vezes mais cores que os modelos de TV convencionais –  e contam com também com a tecnologia HDR  (High Dynamic Range, na sigla em inglês), que proporciona a  captação de imagens com maior exposição de luz, elevando o nível de brilho e contraste