A Samsung Electronics apresentou nesta terça-feira, 02, seu primeiro smartphone dobrável, numa tentativa de fortalecer sua posição em um setor do mercado de telefones celulares em que a concorrência deve se intensificar.

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O lançamento do Galaxy Z TriFold marca a tentativa da Samsung de reforçar sua posição em um segmento onde as rivais chinesas vêm ganhando terreno, mesmo que analistas afirmem que o alto preço e os desafios de produção significam que os dispositivos dobráveis provavelmente seguirão, por enquanto, como uma categoria de nicho.

O modelo, com preço aproximado de US$ 2.440,17 (cerca de R$ 13.100 na cotação atual), se desdobra em uma tela de 253,1 milímetros (10 polegadas), utilizando três painéis, e é quase 25% maior que o mais recente modelo dobrável da Samsung, o Galaxy Z Fold 7.

“Acredito que o mercado de dispositivos dobráveis continuará a crescer e o TriFold, em particular, poderá atuar como um catalisador que impulsione um crescimento ainda mais expressivo em partes importantes do segmento”, afirmou Alex Lim, vice-presidente executivo da Samsung Electronics e chefe do escritório de vendas e marketing da Coreia.

Lim afirmou que o novo dispositivo dobrável destina-se a clientes que o desejam especificamente, não sendo um dispositivo para elevar o volume de vendas.

O TriFold, produzido na Coreia do Sul, estará à venda no mercado interno a partir de 12 de dezembro e será lançado na China, em Cingapura, em Taiwan e nos Emirados Árabes Unidos ainda este ano. O lançamento nos EUA está previsto para o primeiro trimestre do próximo ano.

O aparelho possui a maior bateria da Samsung em seus modelos principais e suporta carregamento super-rápido. Conforme a empresa, 50% do telefone é carregado em 30 minutos.

Lim afirmou que os custos dos chips de memória e de outros componentes têm aumentado acentuadamente, tornando a definição de preços uma “decisão difícil”.

Concorrência de Huawei e Apple

Analistas afirmaram que o TriFold provavelmente será uma vitrine da nova tecnologia, em vez de um modelo principal voltado para o aumento de vendas.

“O celular dobrável em três partes é um produto de primeira geração, e é a primeira vez que um design dobrável em três partes está sendo comercializado, então é difícil imaginar a Samsung atingindo grandes volumes nesta fase”, disse Ryu Young-ho, analista sênior da NH Investment & Securities.

Ele observou que, embora a linha Galaxy Z Fold da Samsung tenha amadurecido ao longo de sete gerações com estruturas de custos mais baixas, “o design dobrável em três partes ainda pode enfrentar problemas relacionados à integridade ou durabilidade”, tornando importante avaliar primeiro como o mercado reage.

A competição no mercado de smartphones dobráveis promete se acirrar. A chinesa Huawei lançou o primeiro telefone dobrável em três partes do setor em setembro passado. Já a Apple espera lançar seu primeiro dispositivo dobrável no próximo ano.

No entanto, analistas afirmam que os altos preços e as limitações à produção em massa provavelmente frearão o crescimento do setor.

De acordo com a Counterpoint Research, espera-se que os telefones dobráveis representem menos de 2% do mercado total de smartphones este ano e menos de 3% até 2027.

A participação da Samsung no mercado de dispositivos dobráveis saltou para 64% no terceiro trimestre, ante 9% no trimestre anterior, segundo a Counterpoint, ilustrando como a participação de mercado pode oscilar dependendo do momento do lançamento dos produtos.

A empresa prevê que o mercado de smartphones dobráveis crescerá 14% este ano, seguido por um crescimento anual na faixa de 30% em 2026 e 2027, com a entrada da Apple no segmento.