A Samsung Electronics tornou público nesta terça-feira, 13, seu modelo de smartphone mais fino até agora, completo com recursos aprimorados de inteligência artificial, enquanto busca ficar à frente da Apple no mercado premium.

O lançamento do S25 Edge foi projetado para atender à crescente demanda, especialmente dos consumidores na faixa dos 20 e 30 anos, por smartphones mais portáteis.

+Samsung abre inscrições para programa destinado à estudantes de escolas públicas; veja como se inscrever

O feedback foi claro – os usuários queriam algo mais fino e fácil de carregar sem sacrificar o desempenho“, disse a Samsung, que fez mudanças estruturais para reduzir a espessura dos componentes internos, incluindo a placa de circuito impresso e os sistemas térmicos.

Analistas disseram que o lançamento foi estrategicamente programado para se antecipar à Apple, que deve lançar um iPhone mais fino no segundo semestre deste ano.

“Ao lançar o produto com alguns meses de antecedência, a Samsung pode causar impacto na Apple e atrair consumidores que buscam smartphones mais finos. Parece ser uma decisão calculada para capturar esse segmento de demanda”, disse Ryu Young-ho, analista sênior da NH Investment & Securities.

O S25 Edge estará à venda na Coreia do Sul em 23 de maio e nos Estados Unidos em 30 de maio, disse a Samsung, acrescentando que lançará o aparelho em cerca de 30 países.

A partir de US$ 1.099, o modelo tem uma tela de 6,7 polegadas e um corpo de 5,8 milímetros de espessura, o que o torna maior do que o modelo básico do S25 e um pouco mais pesado.

O S25 Edge tem as mais recentes funções de IA incorporadas da Samsung, incluindo IA multimodal que permite que os usuários interajam com o dispositivo em tempo real por meio de visão e voz, usando a câmera para fazer perguntas.

A Samsung não revelou o local de produção do novo modelo.

No evento de lançamento, a Samsung descartou preocupações sobre possíveis problemas de desempenho e gerenciamento de calor com o dispositivo.

“Alguns podem se preocupar que um telefone mais fino comprometa o desempenho ou tenha dificuldades com o gerenciamento de calor”, disse o vice-presidente executivo da Samsung Electronics, Moon Sung-hoon. “Conseguimos projetar uma câmara de vapor mais fina para se adequar ao design fino. Estamos confiantes que o S25 Edge pode ser usado sem preocupações com superaquecimento”, disse Moon.

A Samsung se tornou a principal marca de smartphones do mundo no primeiro trimestre, conquistando 20% do mercado global e superando por pouco a Apple, que detinha 19% de participação, segundo dados da Counterpoint Research.

No mês passado, no entanto, a Samsung disse que as vendas do segundo trimestre poderão ser afetadas se os riscos da guerra comercial enfraquecerem a demanda.