Ao longo do tempo, a cozinha ganhou novos conceitos. Antigamente, era um local mais reservado, com móveis e equipamentos funcionais. Aos poucos foi ganhando relevância em termos de arquitetura e design. Com a gourmetização, toques de requinte e sofisticação foram acentuados, numa aproximação entre a vida de mostrar (das redes sociais) e a vida de viver (cozinhar, de fato). Tornou-se um lugar para receber amigos e familiares. Um espaço de convivência. De conexão.

E aqui é preciso fazer outro apontamento. Conexão não apenas de pessoas, mas entre os próprios aparelhos. Mudança de comportamento social, design e inovação são os ingredientes que fazem o mercado de eletrodomésticos crescer. As vendas no Brasil subiram 13% no primeiro semestre deste ano na comparação anual, segundo dados da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros).

De janeiro a junho, foram comercializados 44,02 milhões de unidades, ante 39,07 milhões de unidades no mesmo intervalo de 2022. O crescimento interrompeu um ciclo de 18 meses de quedas consecutivas.

Esse é o alvo da Samsung, que anunciou no dia 13 a ampliação do portfólio de itens de cozinha. A fabricante sul-coreana entrou no segmento de linha branca em março, ao lançar a lava-louças. E, agora, oferece ao mercado mais três produtos:
• coifa,
• fogão,
• e cooktop.

Todos de categoria premium. “Percebemos uma mudança de comportamento do consumidor por produtos com maior inovação tecnológica, que torne a vida deles mais fácil mais prática, com design, mais sofisticado e que tenham performance. Isso abre espaço para a Samsung”, disse à DINHEIRO Helbert Oliveira, diretor da divisão de Home Appliances da Samsung Brasil.

A estratégia da companhia com esses produtos é aumentar sua penetração no mercado brasileiro e competir com marcas tradicionais, como:
Brastemp,

• LG,
• Electrolux,
• Philco,
• e Consul.

Algumas dessas bandeiras não são concorrentes diretas, pois a Samsung mira as classes A e B com seu novo portfólio. A sul-coreana quer brigar pelas primeiras posições na preferência do consumidor dentro da cozinha. Se possível, tornar-se líder e referência.

Como ocorre há anos no domínio dos mercados de smartphones e televisores no Brasil. No segmento de celulares, a liderança é constatada com 37,57% de market share, segundo dados de outubro da consultoria Statcounter. Com bastante vantagem sobre as concorrentes Motorola (19,32%) e Apple (17,89%).

No setor de TV, a sul-coreana também nada de braçada à frente das marcas adversárias. São 44% de preferência dos consumidores, de acordo com estudo da Statista, referente a agosto. Atrás estão LG, com 25%, e Philco, com 7%.

No geral, levando-se em conta todos os produtos Samsung, o Brasil hoje é a quinta maior operação da empresa no mundo. Os investimentos por aqui, com novos produtos, tem obviamente a intenção de aumentar os negócios da companhia. Nos nove meses deste ano, a Samsung vendeu mundialmente US$ 144,3 bilhões, queda de 17% em relação ao ano passado.

A comparação é alta, diga-se. O período cheio de 2022 foi um dos melhores da história da corporação, com faturamento de US$ 228,1 bilhões, sendo US$ 42 bilhões de lucro líquido.

O Brasil nesse contexto? Sempre muito bem, obrigado. “É super relevante, um dos países do foco de investimento e desenvolvimento dos próximos anos. A gente acredita muito na força do Brasil, com um esforço cada vez maior para desenvolver os nossos negócios e oferecer melhores soluções. Com isso, claro, fazer mais negócios”, afirmou Helbert Oliveira.

Para Pedro Sant’Anna, COO da Allu e especialista em inovação, tecnologia e economia, a aposta no Brasil e a diversificação fazem parte do DNA da Samsung, que sempre se manteve à frente das tendências consumeristas. “Acertaram muito nos smartphones, em que são as maiores do mundo [líder do mercado com 21% de participação no segundo trimestre deste ano, segundo a consultoria Canalys]. A companhia aproveita a força da marca para ampliar a base de vendas em outras categorias”, disse Sant’Anna.

Culinarista Bela Gil esteve no lançamento do fogão, cooktop e coifa da Samsung no Artefacto Beach & Country, em São Paulo, loja parceira da fabricante sul-coreana (Crédito:Divulgação)

PLANO

A disposição de colocar no mercado brasileiro a coifa, o fogão e o cooktop veio por meio de pesquisas e pelo resultado das vendas da lava-louça, desde o primeiro trimestre.

Segundo o diretor da divisão de Home Appliances da Samsung Brasil, “foi uma grata surpresa”. “Superou muito as nossas expectativas”, disse Helbert Oliveira.

A marca sul-coreana ingressa em um segmento consolidado, principalmente na categoria premium, em que o consumidor troca seus produtos cada vez mais e por modelos mais modernos. “Trazemos uma proposta diferenciada de valor em relação ao que existe no mercado local, com performance, design e tecnologia agregados”, disse o executivo.

• O cooktop possui: cinco queimadores, wi-fi, dupla chama e acendedores iluminados. As grades são de ferro fundido, o que gera estabilidade na hora de cozinhar. Uma chapa de alumínio, inclusa, oferece versatilidade para as receitas.
Já o forno elétrico está disponível em duas versões, de porta única ou dupla. A função dual cook, com dupla convecção separadas entre as zonas superior e inferior, possibilita temperaturas distintas para cozinhar dois pratos ao mesmo tempo. Na prática, podem ser feitos um pudim e um bacalhau simultaneamente, sem que sabores e odores se misturem. O forno conta com a função air fry, dispensando a necessidade de ter um outro eletrodoméstico na cozinha.
E a coifa tem o sistema power ventilation, mais silencioso e eficiente.

Os três aparelhos podem ser monitorados e programados pelo aplicativo SmartThings. São fabricados em plantas fora do Brasil, como Ásia e México.

Segundo Oliveira, é outro diferencial para o consumidor brasileiro. “São produtos que já têm uma aceitação grande em outros mercados. Eles fazem parte das nossas plataformas globais e também são distribuídos para países da Europa e Estados Unidos, por exemplo”, afirmou o diretor.

Os itens já estão à venda no e-commerce da Samsung e em parceiros de varejo premium. Campanhas publicitárias serão veiculadas em diversas mídias. Há ainda programação de aproximação com designers e arquitetos para promover os produtos. “Estamos bem animados com a expectativa de vendas”, disse Oliveira. A cozinha da Samsung está aberta, pode entrar.