Durante o “Galaxy Unpacked 2024: abrindo uma nova era de IA”, nesta quarta-feira (17), a gigante sul-coreana Samsung apresentou sua nova geração de smartphones. A companhia implantará a tecnologia de inteligência artificial generativa do Google em seus smartphones da série Galaxy S24.

O acordo plurianual entre as empresas vai permitir que a série S24 use o Gemini Nano embutido, o modelo de idioma grande mais eficiente do Google, e terá acesso à tecnologia de conversão de texto em imagem Gemini Pro e Imagen 2 por meio da nuvem.

Os clientes podem começar a usar os recursos de resumo e classificação baseados em inteligência artificial nos aplicativos nativos da Samsung, como o Notes, o Gravador de Voz e o teclado. O modelo Imagen também ajudará os usuários a realizar tarefas complexas de edição de fotos no aplicativo Galeria dos smartphones S24.

A nova linha conta com o Galaxy S24 Ultra, Galaxy S24+ e Galaxy S24. A tela tem tecnologia Corning Gorilla Armor21. A empresa promete melhorias no design com bordas mais finas e uniformes que facilitam a imersão em qualquer experiência visual, e possibilitam tamanhos de tela maiores nos displays de 6,7 polegadas do Galaxy S24+ e de 6,2 polegadas do Galaxy S24. O Galaxy S24 Ultra possui um display de 6,8 polegadas mais plano.

Disponibilidade e Preços

A nova linha já está disponível para venda no Brasil, com entrega a partir do dia 24 de janeiro. O Galaxy S24 e S24+ está disponível nas cores Preto, Cinza, Violeta, Creme, com as cores Azul, Verde e Laranja. O Galaxy S24 Ultra está disponível nas cores Titânio Preto, Titânio Cinza, Titânio Violeta, Titânio Creme, com as cores Titânio Azul, Titânio Verde e Titânio Laranja.

Mercado

O Google está em uma disputa com a Microsoft para incorporar a inteligência artificial generativa em aplicativos e dispositivos do dia a dia, incluindo smartphones, computadores pessoais e software de produtividade, enquanto as empresas buscam novos caminhos para rentabilizar as ferramentas.

O acordo com o Google fará com que a Samsung seja uma das primeiras empresas a testar o Gemini Ultra, o maior e mais capaz modelo para grandes idiomas do gigante dos mecanismos de busca.

Anel da Samsung

No final do evento, que ocorreu em San Jose, na Califórnia, nos Estados Unidos, a Samsung apresentou um vídeo afirmando que está trabalhando em um anel inteligente, que poderia fazer parte da linha de vestíveis, como os relógios da marca.

Ainda não há muitas informações sobre a novidade, mas o dispositivo deve ser capaz de monitorar sinais vitais e ser usado durante a prática de exercícios físicos.