Por Joyce Lee e Heekyong Yang

SEUL (Reuters) – A Samsung Electronics indicou nesta terça-feira que não tem planos de cortar investimentos em chips este ano, mesmo com uma economia global fraca condenando o setor ao pior desempenho em mais de uma década.

A orientação contraria uma tendência mais ampla da indústria de reduzir investimentos e produção, alimentando a preocupação de que a maior fabricante de chips de memória do mundo pretende ganhar participação de mercado de seus rivais menores.

+ Japão e Holanda se aliam aos EUA para restringir acesso da China a chips

“A Samsung pode estar vendo este momento como uma boa oportunidade para aumentar a participação no mercado, o que deve ajudá-la no longo prazo, às custas da SK Hynix e da Micron”, disse o analista Choi Yoo-june da Shinhan Securities.

Greg Roh, chefe de pesquisa da Hyundai Motor Securities, estima que a participação de mercado da Samsung Electronics pode ficar acima de 40% para chips DRAM e entre 30% e 40% no caso de memória flash NAND na segunda metade do ano, de cerca de 43% e 32%.

Em vez de cortar investimentos em resposta à desaceleração da demanda e à queda dos preços, a Samsung sinalizou que reduzirá a produção de curto prazo organicamente por meio de manutenção de linha, ajuste de equipamentos e mudança para processos avançados de fabricação de chips. A empresa também disse que aumentará a proporção de investimento em pesquisa e desenvolvimento.

A Samsung disse que os investimentos em 2023 serão semelhantes aos de 2022, em contraste com a SK Hynix e a Micron Technology, que disseram que reduzirão os gastos. Na fabricação de chips por contrato, a rival Taiwan Semiconductor Manufacturing Co também anunciou cortes.

Mais cedo nesta terça-feira, a Samsung divulgou o menor lucro trimestral desde 2014 e disse que a incerteza macroeconômica persistente resultará em um primeiro semestre difícil este ano, embora espere que a demanda comece a se recuperar no segundo semestre.

A 4,3 trilhões wons (3,49 bilhões de dólares), o lucro operacional da Samsung no quarto trimestre do ano passado foi o menor trimestral em oito anos. A receita caiu 8%, para 70,5 trilhões de wons.

Com os preços dos chips de memória caindo dois dígitos em 2022, o lucro com chips da Samsung recuou para cerca de 270 bilhões de wons no quarto trimestre ante 8,83 trilhões um ano antes, marcando o menor da empresa desde o primeiro trimestre de 2009.

Em dispositivos móveis, a Samsung afirmou que o lucro do quarto trimestre caiu para 1,7 trilhão de wons ante 2,66 trilhões um ano antes, uma vez que a queda nas vendas de celulares de baixa e média sofisticação foi maior que o esperado.

A Samsung planeja revelar o smartphone sofisticado Galaxy S ainda nesta semana.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ0U0UU-BASEIMAGE