16/05/2011 - 23:01
Os Estados Unidos anunciaram esta terça-feira ter adicionado um banco público iraniano à sua longa lista negra de empresas que acusam de favorecer o programa nuclear de Teerã.
O novo estabelecimento incluído na lista de sancionados é o Bank of Industry and Mine (BIM), informou o departamento do Tesouro americano em um comunicado.
A decisão de Washington não tem praticamente nenhuma consequência para as empresas e cidadãos americanos à medida que os Estados Unidos já os proíbem de realizar qualquer transação comercial com o Irã.
Mas terá para empresas financeiras estrangeiras, pois segundo uma nova lei de sanções contra a República Islâmica, promulgada no verão (boreal) pelo presidente Barack Obama, os Estados Unidos podem tomar medidas em represália contra quem ajudar instituições financeiras incluídas em sua lista.
mj/sl/mvv