A grife Takaoka, uma das mais conhecidas do setor imobiliário, volta à cena seis anos após a morte do fundador, o engenheiro Flávio Takaoka. Um dos herdeiros da empresa que idealizou Alphaville (condomínio horizontal localizado na Grande São Paulo), Marcelo Takaoka, 42 anos, anuncia, até o final do ano, dois megaempreendimentos. O primeiro é um centro empresarial de R$ 300 milhões, voltado à área de saúde e bem-estar pessoal que se espalhará por cerca de 25 mil metros quadrados de área em Alphaville. A idéia ganhou a adesão do empresário Sérgio Amoroso, presidente do grupo Orsa (da área de papel e celulose). A outra empreitada é o Projeto Gênesis, que dará continuidade ao bucólico condomínio Aldeia da Serra, também em São Paulo, iniciado pelo velho Takaoka nos anos 80 e interrompido depois da construção do quinto condomínio residencial. ?Vou dar continuidade ao sonho de meu pai?, promete Marcelo.

O início das obras do centro empresarial está programado para o final deste ano e a conclusão acontecerá em 2003. Numa maquete instalada em seu escritório, o empreendedor aponta as novidades da construção: no centro do terreno ? localizado na entrada de Alphaville ?, será erguido um shopping com mais de cem lojas para a venda de produtos como vitaminas, medicamentos, cosméticos, perfumes, alimentos etc., além de academia e praça de alimentação. Em volta dele, subirão em direção ao céu quatro torres, que abrigarão hotel, clínicas, consultórios, laboratórios e centro de convenções. ??Este será um dos negócios do futuro?, afirma Marcelo. A retomada dos loteamentos em Aldeia da Serra também foi inspirada na busca crescente das pessoas por melhor qualidade de vida. O condomínio horizontal nascerá com mais de três milhões de metros quadrados ? um milhão só de mata, lagos, espaços para trilha, área para a prática de cooper etc. ?Queremos resgatar o rústico, o bucólico, para que as pessoas possam aliar segurança à liberdade?, conta.

Mais do que erguer um empreendimento imobiliário, Marcelo está, na verdade, reconstruindo uma história que começou com seu pai, o engenheiro Flávio Takaoka, em 1950. Naquela época, Flávio fundou a Construtora Albuquerque Takaoka, junto com o sócio brasileiro Renato Albuquerque. A partir daí, seguiram-se vários projetos imobiliários até a grande obra, iniciada em 1976: os loteamentos residenciais em Alphaville. Em 1994, o sonhador morreu, mas a família já vinha sendo preparada desde o início da década de 80 para a sucessão. As esperanças do velho Takaoka se centralizaram principalmente no filho Marcelo. Com um capital inicial cedido pelo pai, Marcelo abriu a MVT Engenharia. Após a morte de Takaoka, o sócio Albuquerque ficou com a marca Alphaville, que levou para outras cidades. Já a família criou uma nova empresa a partir da fusão dos ativos da antiga companhia com a MVT Engenharia, mantida sob as rédeas de Marcelo, com a colaboração pontual dos dois irmãos e da mãe. ?Nos últimos anos, ajustamos a divisão dos ativos e finalizamos algumas obras que estavam em andamento?, afirma Marcelo. ?Estamos voltando com toda força?, diz.