O Banco Santander, da Espanha, informou que irá emitir 1,26 bilhão de ações na operação de aumento de capital que tem por objetivo captar 7,5 bilhões de euros. A emissão será direcionada somente a investidores institucionais.

Em comunicado, a instituição afirma que o reforço de caixa permitirá ao banco acompanhar o crescimento das economias onde está presente, entre elas o Brasil. “Reforçar o capital agora irá permitir ao banco aproveitar as oportunidades de crescimento orgânico, aumentando o crédito e a participação de mercado em mercados-chave”, diz a nota.

O Santander ainda destaca que irá reformular sua política de dividendos, de forma que a maior parte dos pagamentos seja feita em dinheiro. “Nos próximos exercícios, a evolução dos dividendos será de acordo com o crescimento dos resultados, com o objetivo de que a remuneração em dinheiro represente entre 30% e 40% do lucro recorrente, em lugar dos 20% atuais.”

As ações do Santander, que foram suspensas hoje na Bolsa de Madri, voltarão a ser negociadas amanhã, a partir das 8h30 no horário local – 5h30 no horário de Brasília.