27/07/2016 - 10:10
O Santander Brasil trabalha em um novo modelo digital de financiamento de veículos, de acordo com o presidente do banco, Sérgio Rial. A instituição, conforme o executivo, deve aproveitar o fato de ser proprietária da Webmotors, plataforma de venda de veículos na internet, para incentivar os empréstimos digitais. Por ora, o Banco do Brasil, é o único que vende financiamento de veículos via o canal digital.
Ainda neste segmento, o Santander anunciou, em abril último, a criação de uma joint venture de sua subsidiária Aymoré com a Hyundai para a constituição do Banco Hyundai e uma corretora de seguros para consumidores e concessionárias da montadora.
Sobre os resultados do banco no segundo trimestre, o presidente da instituição destacou o fato de os números terem superado as expectativas do mercado. Classificou o balanço como “extraordinário”. O Banco Santander Brasil encerrou o segundo trimestre com lucro líquido gerencial, que não exclui o ágio da compra do Real, de R$ 1,806 bilhão, o que representa um crescimento de 7,8% sobre o mesmo período de 2015, de R$ 1,675 bilhão.
O que beneficiou os números do Santander, segundo Rial, foram a melhora da margem do banco, controle de despesas, mix de crédito que tem priorizado segmentos de menor risco e maior atuação no segmento de atacado, assessorando empresas em negócios como fusões e aquisições (M&A, na sigla em inglês) e emissões, entre outros. Do lado do crédito, a queda da carteira, conforme o executivo, reflete o cenário atual.
“A participação do Brasil (no resultado global do banco) surpreendeu, dadas as expectativas de analistas. Poderíamos ter sido um problema, mas fomos um grande ponto na história do grupo durante o primeiro semestre”, avaliou Rial, em coletiva de imprensa para discutir o balanço, nesta manhã.
O Brasil respondeu por 19% dos resultados do grupo no primeiro semestre. De acordo com Rial, esse patamar não é uma “meta”, mas representa o tamanho do banco no Brasil.